Ir para o conteúdo

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) deu início, na última segunda-feira (16/03), a um plano de contingência que inclui medidas de proteção aos servidores, ampliação dos critérios para doação de sangue e suspensão das visitas para os pacientes com doenças do sangue internados na Fundação.

Essas medidas pretendem minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus e foram definidas em um comitê de crise, que reuniu um grupo de profissionais da instituição. As decisões obedecem ao decreto estadual nº 42.061 e também estão vinculadas às recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O comitê oficializou as ações em uma nota técnica enviada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

Desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado no país, em fevereiro, o Hemoam ampliou os cuidados na triagem clínica dos doadores de sangue. Com o agravamento dos casos de Covid-19 confirmados, quem viajou para qualquer lugar do país com casos da doença ou exterior, nas últimas duas semanas, estarão impedidos de doar sangue por 30 dias.

Essa regra é valida para todas as pessoas que saíram do estado e não apresentaram qualquer sintoma do Covid-19. Quem não viajou e apresentou sintomas de gripe ou síndromes respiratórias fica impedido de doar por 30 dias também. Em caso de confirmação do coronavírus o doador fica impedido por 90 dias.


Além do reforço na triagem clínica, o Hemoam está evitando aglomeração de pessoas no setor de coleta. Foi criado um ambiente de espera na área externa, para onde estão sendo direcionados os doadores na fase inicial do processo. No salão de doadores, as cadeiras estão sendo intercaladas de forma a manter distância mínima de 1 metro entre as pessoas.

A orientação é ainda não trazer acompanhantes idosos ou crianças. Os acompanhantes ficam na área externa do setor de doação. Doadores acima de 60 anos estão sendo orientados a adiarem suas coletas para os meses sequentes.

A recomendação aos doadores cadastrados é dar preferência por doações agendadas. O agendamento pode ser feito pelo telefone: 3655 - 0166/0270 ou 0271.

Assistência e internação - Na parte de assistência e internação dos pacientes também foram adotadas medidas preventivas. As visitas aos pacientes internados estão suspensas por tempo indeterminado. Cada paciente tem direito a um acompanhante por vez. O protocolo de prevenção contra contaminação viral foi reforçado. Os pacientes e acompanhantes estão recebendo orientações diárias sobre o cuidado com a higiene como fazê-la de maneira correta.

No ambulatório, haverá uma organização da agenda de consultas para evitar a aglomeração de pacientes e familiares. As consultas de acompanhamento para pacientes em situação estável serão adiadas. As consultas para os casos mais graves e de emergência serão mantidas. Todas essas alterações serão informadas por telefone para os pacientes e familiares. Pacientes idosos terão prioridade.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes