O Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, pela primeira vez, uma cirurgia de reconstrução de mandíbula com componente articular de base de crânio. O procedimento é considerado um marco importante para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), por abrir a possibilidade de atendimento altamente complexo, além de contribuir para a formação de profissionais para este procedimento especializado.
O cirurgião bucomaxilofacial Carlos Augusto Aquino Negreiros, que conduziu a cirurgia, disse que o procedimento, que pode durar até 10 horas, foi realizado em menos de seis horas no HUGV graças à estrutura do hospital, à participação das equipes da instituição e à colaboração de cirurgiões bucomaxilofaciais convidados para acompanhar todo o processo cirúrgico.
O paciente é um rapaz de 27 anos de Roraima, que retirou um tumor da face e que conseguiu ser submetido ao procedimento por via judicial e foi encaminhado para Manaus, onde foi acolhido pela equipe. “Ele já recebeu alta, está com dor leve por conta do procedimento e está sendo tratado em casa e acompanhado por mim, via telessaúde”, explicou o cirurgião-dentista. O paciente vai passar por fisioterapia e a expectativa é de que em 90 dias retome atividades normais, como falar e mastigar.

Segundo ele, esta cirurgia é indicada para pacientes que têm a face mutilada por conta de procedimentos ou tratamentos de saúde, sejam tumores benignos ou tumores malignos que precisam ser retirados junto de parte dos tecidos que envolvem a mandíbula e ossos da face e precisam ser reabilitados. “É o tipo de procedimento próprio para este público”, disse o especialista.
“Realizar este procedimento para o SUS é de suma importância porque rompe uma barreira e traz a possibilidade de atendimento para estes pacientes que são sequelados. Trata-se de um procedimento de alto valor agregado que não é oferecido, em tese, na rede pública e a ideia é que façamos licitação para que atender esse público dentro dos mais altos padrões de qualidade”, afirmou.