Ir para o conteúdo

Vídeo: Filhote de onça-pintada resgatado no interior do AM recebe cuidados do Ibama em Manaus

Segundo o Ibama, o Cetas dispõe de alimentos e medicamentos adequados para garantir o tratamento de diversas espécies resgatadas

A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou o animal para Manaus

Um filhote de onça-pintada, resgatado no município de Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas, está sob os cuidados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Manaus. O animal foi entregue à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA-SAI) por uma família.

A decisão de entregar o filhote ocorreu após a SEMA alertar a família sobre os riscos de manter uma onça-pintada em casa. Com o crescimento do animal, a segurança dos moradores poderia ser comprometida. Além disso, a legislação brasileira proíbe a criação de animais silvestres sem autorização, configurando crime ambiental.

Diante da falta de estrutura para cuidar do filhote, a SEMA acionou o Ibama, que assumiu a responsabilidade pelo animal, apelidado de Golias pela família.

Resgate e cuidados

Após o resgate, o filhote foi encaminhado para Tefé, onde recebeu os primeiros cuidados veterinários. Posteriormente, a Força Aérea Brasileira (FAB) transportou o animal para Manaus.

Desde o dia 12 de fevereiro, Golias está sob os cuidados da equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama/AM), unidade especializada no atendimento de fauna silvestre. O centro conta com uma equipe multidisciplinar de biólogos, veterinários e tratadores, que trabalham em regime de plantão 24 horas.

Segundo o Ibama, o Cetas dispõe de alimentos e medicamentos adequados para garantir o tratamento de diversas espécies resgatadas, oferecendo todo o suporte necessário para a recuperação e reabilitação do filhote.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes