O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) segue na liderança da corrida eleitoral, com 28% das intenções de voto, mas parou de crescer, de acordo com nova pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira, 24. É a primeira vez desde 20 de agosto —e desde o atentado a faca que sofreu— que o candidato do PSL nem sequer oscila positivamente: na pesquisa anterior ele também tinha 28%. Ainda hospitalizado, Bolsonaro teve ainda outras notícias negativas: viu a rejeição crescer de 42% a 46%. A notícia foi publicada pelo El País.
Também viu o candidato do PT, Fernando Haddad (PT), se aproximar. O nome apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresceu e foi de 19% a 22%. Nas simulações de segundo turno, Haddad saiu da posição de empate e agora vence Bolsonaro por 43% a 37%. O deputado federal também perderia no embate direto para Ciro Gomes (PDT) e para Geraldo Alckmin (PSDB). Só arrancaria um empate com Marina Silva (Rede).
Os números apurados pelo Ibope, que ouviu 2.506 eleitores entre sábado 22 e domingo 23, confirmam a consolidação de Haddad em segundo lugar, isolando-se dos demais. Ciro não se moveu: segue com 11%. Marina oscilou para baixo e tem 5%. Já Geraldo Alckmin, dono do maior tempo de TV, oscilou para cima um ponto e tem 8%. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
RESULTADOS
– Jair Bolsonaro (PSL): 28%
– Fernando Haddad (PT): 22%
– Ciro Gomes (PDT): 11%
– Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
– Marina Silva (Rede): 5%
– João Amoêdo (Novo): 3%
– Alvaro Dias (Podemos): 2%
– Henrique Meirelles (MDB): 2%
– Guilherme Boulos (PSOL): 1%
– Cabo Daciolo (Patriota): 0%
– Vera Lúcia (PSTU): 0%
– João Goulart Filho (PPL): 0%
– Eymael (DC): 0%
– Branco/nulos: 12%
– Não sabe/não respondeu: 6%
SEGUNDO TURNO
– Haddad 43% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)
– Ciro 46% x 35% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 4%)
– Alckmin 41% x 36% Bolsonaro (branco/nulo: 20%; não sabe: 4%)
– Bolsonaro 39% x 39% Marina (branco/nulo: 19%; não sabe: 4%)