A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou na manhã desta terça-feira (29/7) uma operação de fiscalização na avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona Centro-Sul da capital, para coibir o tráfego irregular de veículos pesados em áreas de Zona Máxima de Restrição (ZMR).
Durante a ação, 12 caminhões foram abordados. Desses, nove foram notificados por circularem fora do horário permitido. Além das infrações específicas de circulação, foram registradas outras sete notificações por irregularidades diversas, totalizando 16 autuações.
O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, reforçou o objetivo da operação. “Essas ações são essenciais para tornar o trânsito mais seguro e eficiente. Ao autuar esses caminhões, estamos não apenas aplicando a lei, mas também protegendo vidas”, afirmou.
Segundo as regras da ZMR, veículos com Peso Bruto Total (PBT) acima de 8 toneladas não podem circular entre 6h e 9h e entre 17h e 20h. Já caminhões com PBT superior a 16 toneladas têm o tráfego restrito entre 9h e 17h, de segunda a sexta-feira.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica como infração grave o tráfego de veículos acima dos limites estabelecidos, com penalidade de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 195,23 e retenção do veículo.
Autorização especial
A circulação de caminhões fora dos horários determinados só é permitida mediante a Autorização Especial de Tráfego (AET), que deve ser solicitada junto ao setor de Atendimento do IMMU, localizado na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, das 8h às 14h.
Os pedidos passam por análise da Diretoria de Engenharia e, caso aprovados, a autorização tem prazo de validade e deve ser renovada após o vencimento.