Ir para o conteúdo

Instituto da Criança do Amazonas ganha 10 novos leitos de enfermaria

A iniciativa visa oferecer suporte essencial para internações de casos relacionados a infecções respiratórias

Leitos ampliam capacidade de atendimento - Foto: Divulgação

Visando ampliar os atendimentos voltados a pediatria neste período de sazonalidade afetado por síndromes gripais, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), entregou nesta quinta-feira (04/01) a nova enfermaria do Instituto de Saúde da Criança do Amazona (Icam).

A obra, que teve início em setembro de 2023, foi executada com recursos da própria SES, ampliando a capacidade de atendimento da unidade, que passará a contar com cinco novos leitos pediátricos e cinco berços que oferecerão suporte essencial para internações de casos relacionados a infecções respiratórias.

O secretário de estado de Saúde, Anoar Samad, destaca o compromisso do Governo do Amazonas com investimentos que dão suporte essencial no período de inverno amazônico. “O governador Wilson Lima tem determinado que a gente continue avançando no atendimento à população. Nós sabemos que nessa época, janeiro, fevereiro, a partir da segunda quinzena de dezembro, aumentam as síndromes respiratórias. Aqui no ICAM, que tinham 118 leitos, agora o governador entrega mais dez, então vamos para 128 leitos, e assim vamos continuar avançando com o trabalho pela saúde”, pontuou o titular da pasta.

Devido ao período sazonal do inverno amazônico é comum síndromes respiratórias, por isso a importância da população se imunizar contra a Influenza, que já está disponível em todos os municípios do Amazonas para todos os públicos a partir de seis meses.

O gerente dos Hospitais e Articulações das Fundações em Saúde, Michel Lemos, enfatiza a importância de ampliar os leitos para os atendimentos. “A ampliação na oferta de leitos antecipa-se ao evento das doenças respiratórias recorrentes nesse período do ano, e isso representa mais acesso e acolhimento de qualidade na atenção à saúde do segmento geracional da infância e da adolescência do estado”, finalizou.

Icam

O Icam atende aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) menores de 18 anos, de Manaus, do interior do Amazonas e de toda a região norte. A unidade oferece serviços em pediatria, cirurgia geral, ortopedia, otorrinolaringologia, nefrologista e neurocirurgia, além de ambulatório para acompanhamento de casos cirúrgicos e para atendimento em ortopedia pediátrica.

Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CMM

Mais Recentes