Karú Carvalho, vice-presidente do Caprichoso, anunciou sua candidatura à presidência do boi. Mas, parece não contar com o apoio do atual presidente, Jender Lobato, que já sinalizou sua indicação para o cargo de vice-presidente, ao diretor administrativo do Boi, Diego Leitão Mascarenhas. As informações são do site Koiote.
Com quase 40 anos de dedicação à agremiação e profundo conhecimento da estrutura artística, desde os bastidores do galpão de alegorias até o Conselho de Artes e Diretoria, Karú se considera credenciado para assumir a função de presidente. “Estou pronto. Minha história de 38 anos de artista me crêdencia”, diz.
Em entrevista ao site Koiote, Karú Carvalho não poupou críticas a Jender e acusou de ingratidão.
Segundo Karú, ele teria abdicado de diversos projetos, amizades e oportunidades de trabalho para apoiar o projeto de Jender em tornar-se presidente do Caprichoso. No entanto, a relação teria sido marcada por inúmeros problemas, dos quais afirma nunca ter exposto publicamente, com o intuito de não prejudicar o Boi.
“O Jender é um ingrato. Eu renunciei muitos projetos, amigos, trabalhos pelo Caprichoso, pelo projeto do Jender em ser presidente. Tivemos vários problemas, quando teve aquela situação da prisão dele, nem queriam que eu como vice-presidente assumisse o Boi, eu assumir e não mudei nada, pois sou responsável, eu nunca tornei a público para não prejudicar o Caprichoso. Mas ele é um ingrato “, disparou.
Karú Carvalho também revelou sua insatisfação com a falta de espaço dentro do bumbá e mencionou sua atuação no Galpão, onde decidiu ajudar os artistas de alegoria.
“Queriam me tirar aos poucos do processo do do Boi. Quando sentir isso, fui para dentro do Galpão ajudar. Eu sofri com os demais artistas de alegoria com a falta de materiais e outras questões financeiras. Os artistas são guerreiros. Agora teve uma situação muito engraçada, no dia que infelizmente teve incêndio no modo alegórico do Roberto Reis, esse diretor que o Jender está apoiando, foi para a frente do galpão tirar self. Tirar self e postar nas redes sociais para aparecer. Nunca apareceu para dar assistência aos artistas e dentro do Galpão. Isso é brincadeira. Por isso eu mantenho a minha candidatura”, afirma Carvalho.
Karú Carvalho revela que procurou e mantém conversas com o ex-presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá, com o advogado Netão Cardoso e com o advogado Sandro Santos, que também concorrem à presidência.”O Sócio do Caprichoso tem o direito de escolher no voto quem vai ser o presidente. Não uma meia dúzia de pessoas. Tem pessoas que viajam para Florida nos EUA para decidir quem vai dirigir o Caprichoso. E os artistas aqui “Flordidus”. Quando não tem mais eleição, estão rasgando o próprio estatuto. Se querem isso, que se faça assembleia e mude o estatuto”, afirma Karú.
Em relação aos demais candidatos, Carvalho afirmou que não houve diálogo devido ao fato de eles já terem formado suas chapas anteriormente. Ele mencionou ter procurado Rossy Amoedo, a quem ele mesmo indicou como sócio do Caprichoso, mas que a conversa sobre a presidência não avançou devido à formação de uma chapa com Diego Leitão. “Estou aberto ao diálogo com todo mundo. Eu procurei o Rossy Amoedo, que por sinal, fui eu quem indicou ele para ser sócio no Caprichoso. Naquela época, eu deixei de indicar a minha mãe e coloquei o Rossy. Mas agora não temos conversa sobre a presidência, pois ele e o Diego estão com chapa fechada a muito tempo. Foi tudo armado e o Jender já sabia disso”, diz.
O vice-presidente do Caprichoso Karú fez um apelo aos associados da agremiação, convidando-os a participarem da assembleia de prestação de contas do Azul e Branco. Ele enfatizou que a eleição para a presidência somente deveria ocorrer após a apresentação dos dados financeiros da gestão atual, como uma forma de garantir transparência no processo eleitoral.
A reportagem do site ParintinsAmazonas mantém contato com o presidente Jender Lobato, no sentido de garantir o direito de resposta, mas até o momento não conseguiu.
Fonte: Parintins Amazonas