O turista que deixou Manaus com destino a Parintins e optou pelos lanchas a jato, deve ter observado a diferença, em comparação a anos anteriores, tanto no embarque quanto no conforto a bordo das embarcações.
Bem mais organizado e com melhor estrutura, agora o porto fluvial está dotado de balcão com recepção, filas menores e organizadas, sem a costumeira 'muvuca', além de um painel instagramável para quem quer guardar uma imagem do início da viagem à ilha do folclore.
Nesta qurta-feira, 28/06, por volta das 05h, a lancha Crystal ja recebia seus passageiros com cafezinho, bolacha e chá. A estrutura física da lacha também surpreende - ar condicionado, carpete vermelho, poltronas estofadas de couro vermelho, aparelho de TV em cada uma das 44 fileiras de cadeiras, bar, lanchonete e área de lazer. O café da manhã completo é servido às 7h, logo depois da partida, com sanduíches de pão com queijo, biscoito, café com leite, uma fatia de bolo, bolacha creme crackers, pão de queijo e maçã.
O trajeto dura, em média, nove horas. Bem mais rápido que um barco de linha, que demora aproximadamente 18h para chegar ao município de Parintins. E há quem prefira a lancha a jato. "Eu não gosto que demore muito, então a opção a jato é bem melhor. De avião é muito caro. Você pode aproveitar o tempo para descansar e curtir a pasiagem do rio", disse a funcionária pública Ana Maria.
Com a passagem custando R$ 600, em média, a lancha a jato ainda se apresenta como opção econômica, se for levado em conta que a passagem de avião está sendo vendida a partir de R$ 1.500. O que dói no bolso.
O telefone do Terminal de onde saem as lanchas é: 92 9982-8170.