Ir para o conteúdo

Manaus conta com 223 novos bolsistas do ‘Mais Médicos’ na rede básica

Os novos bolsistas incluem brasileiros e estrangeiros, entre profissionais formados no Brasil ou com diploma revalidado no país

A Prefeitura de Manaus já conta com 223 profissionais do “Mais Médicos para o Brasil” em atuação nas unidades da rede básica gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O total abrange bolsistas selecionados nos ciclos recentes do programa federal, sendo 220 do 28º Ciclo, que começaram a se apresentar no final de junho, e três do 31º Ciclo, que se apresentaram após edital de convocação publicado no dia 15/9 e tiveram inscrição homologada na sexta-feira, 22/9.

Os novos bolsistas do “Mais Médicos” em atuação na rede municipal de saúde incluem brasileiros e estrangeiros, entre profissionais formados no Brasil ou com diploma revalidado no país, registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM), e intercambistas formados e habilitados para o exercício da medicina no exterior e que passaram pelo Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) do programa.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, salienta que a atuação dos novos bolsistas, entre profissionais e intercambistas, vem contribuindo para estender a oferta dos serviços da atenção básica a comunidades e regiões carentes de assistência, facilitando o acesso à saúde para pessoas e famílias mais necessitadas.

“O profissional médico é essencial em qualquer equipe de saúde, e o reforço desses bolsistas nas nossas unidades representa mais pessoas recebendo atenção básica devida, tendo acesso a ações de prevenção e promoção de saúde, de melhoria de qualidade de vida e bem-estar”, afirma a titular da Semsa.

Os 223 médicos do programa hoje em atuação em Manaus se distribuem entre unidades dos Distritos de Saúde Norte e Leste, com 69 bolsistas, cada; Oeste, com 38; Sul, com 37; e Rural, com 10. A diretora de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde da Semsa, Mircleide Santana, assinala que a lotação na rede se deu conforme a apresentação dos candidatos e a demanda das unidades de saúde.

“As lotações são concretizadas por necessidade do serviço e de vazios assistenciais da secretaria”, pontua a diretora. A secretaria ficou ainda responsável pela validação e homologação da inscrição dos candidatos no Sistema de Gerenciamento de Programas do Ministério da Saúde.

Chamamento e apresentação

O Edital nº 5 do Ministério da Saúde, referente ao 28º Ciclo do “Mais Médicos” foi publicado no dia 22 de maio, com 5.970 vagas distribuídas para 1.994 municípios brasileiros. Ao todo, o programa federal ofertou 256 vagas alocadas para atuação na capital amazonense.

Os primeiros selecionados do edital e alocados para atuar em Manaus, portadores de registro no CRM ou com diploma revalidado e passagem pelo MAAv, começaram a se apresentar na sede da Semsa no dia 20 de junho. Dentre 130 inscritos que se apresentaram na primeira convocação, 112 seguem em atividade na rede municipal.

Em novo chamamento, publicado no dia 6/9, voltado a intercambistas do 28º Ciclo, outros 108 bolsistas foram homologados no programa e começaram a atuar nas unidades básicas da Semsa. Na convocação mais recente, publicada no dia 15/9, mais três bolsistas selecionados no 31º Ciclo se apresentaram na secretaria e tiveram a inscrição homologada junto ao Ministério da Saúde.

Uma nova convocação de candidatos alocados para atuar em Manaus está prevista para ocorrer de 18 a 22/12, abrangendo 39 selecionados da terceira e da quarta chamadas do 28º Ciclo do programa. Desse total, serão chamados apenas os candidatos que forem aprovados na fase documental e que tiverem êxito na nova etapa do MAAv, a ocorrer no período de 6/11 a 1º/12.

Ciclos anteriores

Além daqueles que ingressaram no “Mais Médicos” neste ano, Manaus conta ainda com 16 bolsistas remanescentes de ciclos anteriores e que foram recontratados pelo programa federal neste ano, já em seu novo formato. Eles seguem atuando na rede municipal ao lado dos novos bolsistas, totalizando 239 profissionais e intercambistas do programa federal hoje em atividade na rede municipal de saúde.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes