Quando João Gilberto lançou aquela batida diferente de violão em “Chega de Saudade”, em 1959, talvez ninguém imaginasse que estava começando uma explosão que mudaria para sempre a história da Música Popular Brasileira e eternizasse a Bossa Nova como a verdadeira a mais representativa música brasileira - com todo respeito ao samba.
O impacto foi tão forte que a música composta pelo maestro Antônio Carlos Brasileiro Jobim, com letra do poeta Vinícius de Moraes, em 1956, é considerada o marco inicial deste gênero musical. Foi eleita a sexta melhor canção brasileira de todos os tempos pela Rolling Stone Brasil.
É nesse caldeirão de histórias, lendas, banquinhos e violão que a Bossa Nova está completando 65 anos, aniversário que vem sem festejado em todo o Brasil. E uma das comemorações acontecerá em Manaus (acredita?) nesta quinta-feira (07), no Studio 5, com o show de Roberto Menescal, Leila Pinheiro e Quarteto.
“Bossa Nova é reconhecida em todo o mundo como um dos principais e mais complexos estilos musicais existentes”
O encontro icônico acontece por obra e ousadia do empresário amazonense Juca Semem, que tem a consciência de que está fazendo história.
— Menescal é um monstro sagrado da Bossa Nova e quem conhece a boa música sabe da importância desse talentoso músico, que faz parte da história viva da Bossa Nova. E Leila é uma das intérpretes mais respeitadas da nossa música. A dupla tinha que dar certo. Por isso eles estão na estrada há tanto tempo – comenta Semem
O show
Neste show o manauara pode ter certeza que estará revivendo os anos dourados da MPB, quando serão apresentadas clássicos da Bossa Nova com arranjos de Leila e Menescal para composições de Carlos Lyra, Menescal com Ronaldo Bôscoli, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Toquinho, Wanda Sá entre outros compositores.
Esta não é a primeira vez que Roberto Menescal e Leila Pinheiro pisam num palco de Manaus. A dupla tem parceria de longa data. No final dos anos 1980 realizaram um show no Círculo Militar de Manaus, uma época em que os militares abriam seu fechado clube para shows da comunidade em geral com shows de memoráveis.
Neste show do Stúdio 5,Menescal e Leila serão acompanhados por um quarteto formado por Itamar Assiere (teclados), Zé Luiz Maia (contrabaixo), Márcio Bahia (bateria) e Alexandre Caldi (sax e flauta). Em bate-papo com Teca Lima.
De quebra, Juca estará apresentando uma exposição de painéis gigantes com fotos de grande compositores que fizeram da Bossa Nova uma das mais belas pagina da MPB – Vinícius, Tom, Nara leão, João Gilberto, Toquinho, Wanda Sá, etc.
FICA TÉCNICA
O QUÊ? – Show 65 anos de Bossa Nova
QUEM? Roberto Menescal e Leila Pinheiro
QUANDO: Quinta -feira, 07 dezembro
ONDE: Stúdio 5
INGRESSOS: AQUI