Morreu neste sábado (24) Agostinho Rodrigues, coordenador do Boi-Bumbá Garantido, em Parintins. A confirmação foi feita pela Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, por meio de suas redes sociais.
“Agostinho foi um dos pilares do nosso galpão: coordenador respeitado, trabalhador incansável e parte fundamental da construção do espetáculo vermelho e branco. Com sua dedicação e compromisso, ajudou a erguer sonhos e a dar forma à arte que encanta o povo perreché há tantos anos”, destacou a Associação em nome do presidente Fred Goes e do vice-presidente Marialvo Brandão.
A homenagem prossegue:
“Sua trajetória será sempre lembrada com carinho e gratidão, como exemplo de amor ao Boi do Povão, de compromisso com a nossa cultura e de generosidade no fazer coletivo. Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e companheiros de galpão, certos de que seu legado permanecerá vivo em cada detalhe do nosso Festival. Obrigado, Agostinho. O Garantido reconhece e honra sua história.” finalizou a associação.
Com uma trajetória marcante dentro do Festival Folclórico de Parintins, Agostinho Belém foi por várias temporadas integrante da comissão de artes do Boi Garantido, destacando-se como um dos principais responsáveis pela criação das instrumentárias de tribos, palcos entre outras estruturas utilizadas pelo Boi do Povão. Seu talento, dedicação e identidade artística ajudaram a dar vida ao espetáculo do boi vermelho e branco.
Augustinho era um dos nomes mais carismáticos dentro os galpões da Cdade Garantido.