Ir para o conteúdo

Mutirão realiza 178 atendimentos para pacientes do SUS no Amazonas

No estado, 178 atendimentos estão agendados em diversas especialidades, sendo 33 cirurgias e 145 exames

Foto: Luis Fortes/MEC

Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizam, neste sábado (5), o ‘Dia E – Ebserh em Ação’, mutirão do "Agora Tem Especialistas", que ocorrerá de forma simultânea em todos os hospitais universitários federais, que são 100% SUS.

Com foco em áreas prioritárias do programa – como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher -, a mobilização será nacional, destinada a milhares de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), para os quais serão realizadas 10,3 mil cirurgias eletivas, consultas e exames previamente agendados.

No Amazonas, pacientes que aguardavam por procedimentos especializados serão atendidos no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), em Manaus. No estado, 178 atendimentos estão agendados em diversas especialidades, sendo 33 cirurgias e 145 exames. Os mutirões fazem parte de um conjunto de ações do Agora Tem Especialistas, que visa ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde, reduzindo a fila de espera por serviços especializados.

“Serão 45 hospitais universitários mobilizados em todo o país, com a maior variedade de procedimentos já ofertada em um único esforço nacional do SUS. Nunca tivemos algo tão diverso, tão abrangente e com tanta capilaridade”, diz o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Padilha ressalta ainda a importância da parceria com o Ministério da Educação e a Ebserh. “O envolvimento dos hospitais universitários federais, coordenados pela Ebserh, é decisivo para garantir a formação de novos especialistas e a ampliação da capacidade de atendimento à população”, afirma.

Integração estratégica
Mais de 2 mil profissionais da rede Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), serão mobilizados para o mutirão deste sábado em todo o Brasil. Residentes, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e professores estarão envolvidos nas 1,1 mil cirurgias, 1,3 mil consultas e 7,9 mil exames agendados em 36 municípios das 5 regiões do país.

“Essa ação no programa Agora Tem Especialistas representa uma integração estratégica entre os ministérios da Educação e da Saúde. Estamos mobilizando toda a rede federal. O MEC está à disposição para construirmos juntos esse esforço histórico em defesa da saúde pública brasileira”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

A ação acontecerá nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal

Outros mutirões
No âmbito do programa Agora Tem Especialistas, outros dois mutirões da rede Ebserh estão marcados para setembro e dezembro deste ano. Para participar, é necessário já estar em atendimento nos hospitais universitários e atender os critérios de prioridade ou ser encaminhado pela central de regulação municipal ou estadual.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes