Ir para o conteúdo
AmazonasUEAnatal

”Natal em Todos os Tempos”: espetáculo é encenado por funcionários e alunos de Dança, Música e Teatro da UEA

Apresentação, voltada ao público em geral, ocorreu na área externa da Esat. Trata-se de uma ação de extensão universitária

Proporcionar à comunidade acadêmica e ao público uma experiência artística alusiva às festividades natalinas, que têm como essência a narrativa voltada ao nascimento de Jesus. Esse foi o “Natal em Todos os Tempos” realizado pela Escola Superior de Arte e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), na segunda-feira (18/12). A ação ocorreu na área externa da Esat, localizada na avenida Leonardo Malcher, 1.728, Praça 14 de Janeiro.

A apresentação é uma ação de extensão universitária desenvolvida por professores e alunos dos cursos de Dança, Música, Teatro e Turismo e funcionários da Esat.

Para Maria Socorro Santos Nascimento, encarregada da limpeza da Esat e responsável por dar vida à personagem de Maria, participar do espetáculo é uma oportunidade de interação com a comunidade acadêmica e com o público.

"Esse é meu segundo ano e a cada ano que passa eu gosto mais de participar. Também trago meus funcionários e todos participam. A gente interage e esse é o espírito de Natal, nascimento de Cristo. A gente se sente muito feliz na família Esat", ressaltou.

O evento foi coordenado por irlândia Milon, professora do curso de Música da UEA, e pela professora Gislaine Pozzetti, do curso de Teatro da UEA, com apoio da professora Cláudia Menezes, do curso de Turismo da UEA. Além disso, o som e a iluminação do evento foram coordenados pelos professores Gabriel Lima, do curso de Música, e Jhon Castro, do curso de Teatro.

A vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, prestigiou o evento e ressaltou a importância da valorização e união dos cursos, principalmente na data festiva em que se celebra o nascimento de Jesus Cristo.

"É uma satisfação participarmos desse ato tão importante para a unidade. Além disso, sabemos da importância dos projetos de extensão na oferta e capacitação de ensino para a comunidade externa. Vemos, aqui, crianças e adultos aprendendo a tocar instrumentos, a cantar e a dançar. Ficamos muito felizes ao vermos o resultado desse espetáculo."

Para a diretora da Esat/UEA, Adriane de Felippe, a iniciativa é um momento de alegria, de festa e de encerramento das atividades da unidade. Além disso, segundo ela, é uma oportunidade de integração de todos os cursos da Esat.

“O nosso espetáculo é esperado por todos: alunos, professores e, principalmente, por nossos técnicos e profissionais terceirizados que perguntam, ansiosos, e esperam pelo ato de Natal. É uma oportunidade de mostrarmos que a arte é democrática e integra toda a comunidade. Quero aproveitar para agradecer por todo o apoio da gestão superior da UEA para realizarmos todas as iniciativas do ano da Esat.”

Hirlândia Milon explica que a primeira edição do evento ocorreu no ano de 2003, a partir da ideia de unir dois projetos: o Coral da UEA, coordenado, na época, pela professora Hirlândia Milon, e de Dança Aérea, coordenado pela professora Yara Costa naquela ocasião. Desde então, passou a fazer parte dos eventos artísticos da Esat.

“Hoje, cada grupo possui seu repertório de Natal e que se apresentam em outros lugares. A partir daí, fazemos uma integração ao espetáculo. O principal objetivo é unir a comunidade em uma data que é especial, o Natal”, explicou.

Para Gislaine Pozzetti, além da união dos cursos de extensão da Esat, é enaltecida a valorização dos servidores dos serviços gerais que fazem o Auto de Natal. “É gratificante contar com eles em nosso evento. A universidade é um encontro de muitos para se realizar a educação superior no estado do Amazonas. O Natal é união! E que possamos nos respeitar e respeitar as diferenças”, finalizou.

Programação musical, artística e teatral

A programação contou com as apresentações do Projeto de Orquestras e Bandas Infantis e Juvenis do Amazonas (Probijam), coordenado pelo professor do curso de Música Me. Fabio Carmo e subcoordenação do aluno Angel Paz; do Coral da UEA, coordenado pelo professor  Me. Fabiano Cardoso, do curso de Música; com o Presépio de Natal - funcionários da ASG (coordenação teatral professora Gislaine Pozzetti, do curso de Teatro); da Camerata de Choro da UEA, coordenado pelo esp. Arcângelo Brasil, do curso de Música, com participação do Projeto de Dança de Salão da UEA (coordenação Ma. Carmem Arce e subcoordenação do Projeto de Extensão do Curso de Dança da UEA, Prof. Esp. Marcus Vinícius; do Madrigal UEA (coordenação do professor Adroaldo Cauduro, do curso de Música), com participação do Projeto Uiara.com Cia de Dança (coordenação professora Yara Costa, do curso de Dança); e do Tubones Coral, sob a coordenação do Prof. Me Fábio Carmo, com participação do projeto de dança Entrecorpus, sob a coordenação do Prof. Me. André Duarte.

Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CMM

Mais Recentes