No dia 01 de outubro, às 17h, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), sob a gestão do presidente Jean Cleuter, realizará o lançamento da Campanha sobre o Combate à Fraude contra a Advocacia e Sociedade. O material foi elaborado com o objetivo de fornecer orientações práticas e educativas aos advogados e à sociedade amazonense no enfrentamento de práticas fraudulentas.
A criação da campanha se deu no intuito de adotar medidas preventivas contra ocorrências de golpistas que se passavam por advogados e entravam em contato com os clientes para extrair dinheiro sob a justificativa de pagamento de taxas e falsos alvarás.
A iniciativa é voltada para fortalecer o compromisso da advocacia com a ética e a transparência, além de contribuir para a proteção dos direitos de todos os cidadãos. Durante o evento, a OAB-AM busca reunir autoridades, advogados e membros da sociedade civil para promover uma ampla discussão sobre as fraudes que atingem o setor jurídico e a população em geral.
"Esta campanha representa um passo importante na luta contra fraudes que afetam diretamente a advocacia e a sociedade. Nosso objetivo é oferecer um guia acessível que permita aos profissionais o direito de identificar e combater esses crimes de maneira eficaz." Afirmou o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter.
O evento também contará com o apoio de parceiros estratégicos, como a Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DERCC), representada pelo Delegado Paulo Henrique Benelli de Azevedo, e o Tribunal de Justiça do Amazonas que reforçam a importância da cooperação entre as instituições para garantir a proteção da sociedade contra práticas ilícitas.
Além do evento presencial, os materiais da campanha, como a cartilha, folders e demais informações, estarão disponíveis para consulta e download na internet. O acesso pode ser feito através do site oficial da OAB-AM, no endereço: www.oabam.org.br/alert. Dessa forma, a campanha visa alcançar um público ainda maior, permitindo que tanto advogados quanto a população tenham acesso às orientações e medidas preventivas contra fraudes de forma rápida e acessível.