Na manhã desta terça-feira (25) viaturas da Polícia Federal foram vistas em condomínios do bairro Ponta Negra e no conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo. As ações fazem parte da Operação Catrapo II, que visa desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, 15 mandados de sequestro de bens e valores de pessoas físicas e jurídicas, além de dois mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva no Brasil e na Bélgica.
Além do Amazonas a operação acontece nos estados do Mato Grosso, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.
Mais informações devem ser passadas em breve pela Polícia Federal. Todas as medidas da operação foram expedidas pelo Juízo da 5ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Mato Grosso.
Operação Catrapo
A primeira fase da Operação Catrapo foi deflagrada em julho de 2022 quando foram indiciados 16 indivíduos por tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico. Além disso, houve o sequestro e a apreensão de aproximadamente R$ 50 milhões e a interceptação de 2,1 toneladas de cocaína.
Na operação desta terça foi identificado que o esquema criminoso gerou bens patrimoniais da ordem de R$ 100 milhões por meio de aeronaves, imóveis e veículos de luxo utilizados para ocultação patrimonial.