Ir para o conteúdo

Operação destrói mais de 70 dragas de garimpo ilegal no Rio Madeira

A operação ocorre no leito do rio, entre os municípios de Manicoré e Humaitá

Órgãos cumpriram ordem judicial expedida pela Justiça Federal do Amazonas - Foto: Divulgação/PF

Equipes integradas por policiais federais, policiais rodoviários federais e agentes da Força Nacional de Segurança Pública cumpriram, na manhã desta segunda-feira (15/9), ordem judicial expedida pela Justiça Federal do Amazonas para a destruição de dragas utilizadas no garimpo ilegal no Rio Madeira.

A operação ocorre no leito do rio, entre os municípios de Manicoré e Humaitá, no interior do estado. A ação integra os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Federal desde 2023 no combate à mineração ilegal na região. Neste ano, a novidade é a atuação coordenada entre diferentes forças de segurança pública, coordenadas pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), e o Poder Judiciário.

Servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) acompanham a operação, adotando providências quanto às condições precárias de trabalho a que são submetidos os trabalhadores encontrados nas balsas.

Até o momento (12h05), já foram destruídas 71 dragas no estado do Amazonas. Os dados referentes ao estado de Rondônia ainda estão em consolidação.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes