Ir para o conteúdo

Parintins recebe mutirão de serviços do Governo do AM

Iniciativa segue até 4 de maio e conta com ações de cidadania, entrega de documento de identidades, atendimentos de saúde, acesso a crédito, entre outros

Iniciou nesta quarta-feira (24/04) um mutirão de serviços do Governo do Amazonas no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), envolve 18 pastas do executivo estadual com ações de cidadania, entrega de documento de identidade, atendimentos de saúde para a população, atividades de conscientização ambiental, acesso a linhas de crédito, entre outras. O mutirão segue até 4 de maio.

Os serviços serão oferecidos em comunidades da zona rural e tem como objetivo aproximar a população dos programas e benefícios concedidos pelo governo estadual. O primeiro dia da ação itinerante iniciou pela comunidade do Mocambo e seguirá para a comunidade de Caburi, próximo destino do mutirão, Vila Amazônia, Zé Açu e Tracajá.

Durante ação itinerante de cidadania em Parintins, que este ano também ja foi realizada também nos municípios de Itacoatiara e Novo Airão, e a zona rural de Novo Remanso, o foco é ampliar o acesso aos serviços como emissão de certidão de nascimento, carteiras da pessoa com deficiência (CiPcD), do Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), Passe Legal Intermunicipal, além de orientações sobre benefícios.

Por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a população também está tendo acesso a informações sobre o Crédito Rosa, que visa o financiamento de microempreendedoras.

Além disso, a Afeam destinou investimentos de R$ 5 milhões ofertando créditos de até R$ 200 mil a empreendedores da cidade, com o objetivo de fortalecer e preparar a economia local para o 57º Festival Folclórico de Parintins.

Os empreendedores terão a oportunidade de expandir seus negócios e oferecer produtos e serviços que enriquecem a experiência dos visitantes durante o festival.

A população também pode contar com assistência jurídica, por meio dos atendimentos oferecidos pela Defensoria Geral do Estado (DPE-AM), além de atendimentos de Saúde oferecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBAM).

Já Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) está ofertando atividades esportivas de forma recreativa e lúdica. Mais de 150 crianças da comunidade Mocambo do Arari participaram da ação. O projeto Mãos Dadas/Mocambo também foi fomentado com bolas de futebol, futsal, vôlei, handebol e queimada, além de redes de campo e de vôlei.

Oportunidade

Moncelia Santos, agricultora da comunidade, explica que a oportunidade de atendimento faz grande diferença na sua vida, uma vez que o acesso à serviços de saúde no local são mais escassos e, como mãe, se preocupa com o bem-estar do filho.

“Há um mês atrás ele teve muitos problemas de diarreia e vômito, e não tinha atendimentos como de hoje. Então, hoje eu trouxe ele ao pediatra para ver se está saudável e o doutor me passou os remédios necessários para a saúde dele”, comentou a mãe.

Ela ainda reitera que os atendimentos são necessários para a qualidade de vida da comunidade e agradeceu a ação do Governo do Amazonas.

“O mutirão está sendo muito bom para a nossa população, pois no Mocambo não tem pediatra, então me sinto muito honrada por receber essa equipe de ótima qualidade aqui e ainda parabenizar o governador, por proporcionar essa ação de cidadania para nossa comunidade”, declarou Moncelia.

Novas CIN

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está realizando a entrega de 2,5 mil  Novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN), emitidas e que aguardam os solicitantes.

A entrega está sendo feita, das 9h às 16h, no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Parintins, localizado na avenida Jonathas Pedrosa, nº 437, Centro do município. Para retirar a Nova CIN, o cidadão precisa apresentar o comprovante de solicitação, além de um documento de identificação ou a certidão utilizada para solicitar a Nova CIN.

Prosai Parintins

Ainda na sede do município de Parintins, uma equipe da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) realiza, até sexta-feira (26/04), ações de sensibilização com os beneficiários do Programa de Saneamento Integrado (Prosai).

O objetivo é preparar as famílias para o recebimento das obras de saneamento que estão sendo antecipadas e orientar sobre o reassentamento e as medidas de segurança nas áreas onde ocorrerão as obras do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, primeiras intervenções do programa.

A Cosama também esteve presente na ação de cidadania, garantindo o fornecimento de água tratada aos servidores do governo.

Regularização

A Secretaria das Cidades e Territórios (Sect) participou da visita às comunidades do Mocambo do Ariri e do Caburi, para divulgar o início do programa de regularização fundiária daquelas áreas, que tanto necessitam da titulação das suas terras, o que possibilitará maior acesso aos recursos necessários para financiar atividade agrícola.

Ao todo, está previsto a execução de mais de 500 processos de regularização. Isso proporcionará a essas famílias dignidade e a segurança jurídica do direito à propriedade.

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes