A intensificação da fiscalização, as ações educativas e a conscientização dos condutores de veículos têm contribuído para a redução dos acidentes no trânsito em Parintins no primeiro semestre de 2025. Os números foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, considerado histórico pelo diretor-presidente da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte de Parintins (EMTT), Danilo Roberto.
Comparando o mesmo período de janeiro a junho de 2024 e 2025, houve queda nos principais indicadores: lesões moderadas (redução de 46 %), lesões graves (redução 77 %), acidentes com lesão fatal/óbitos (redução - 67%). Em 2024, foram 04 óbitos somente no mês de junho e em 2025, 03 registros (02 no mês de maio e 01 no mês de junho). Os casos envolvem pedestres, ciclistas, motociclistas, carro, caminhão, com vítimas atendidas no Hospital Jofre Cohen, Hospital Padre Colombo, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e IML.
“É um número bastante satisfatório para a gestão do prefeito Mateus Assayag e Vanessa. As ações foram integradas com a Polícia Militar, Detran, Comissariado da Infância e Juventude da Comarca de Parintins e Secretaria de Saúde. Nosso maior objetivo é a preservação da vida, quando a gente trabalha com os agentes nas ruas, com as blitz, nossa missão é orientar o cidadão a respeitar a legislação de trânsito”, ressalta o diretor.
Apesar dos avanços, as principais infrações ainda registradas são a embriaguez ao volante, a falta do uso do capacete, condutas que colocam em risco a vida do condutor e de terceiros. De acordo com o relatório, os homens são os que mais se envolvem nos acidentes.
“Nas nossas fiscalizações o que mais nos deixou alarmado foi a embriaguez ao volante e a falta do capacete. Muitos condutores insistem em andar embriagados dirigindo no trânsito. Desde as nossas primeiras fiscalizações, fizemos os testes de alcoolemia. Vamos apresentar esses dados que foram feitos nas ações”, informou.
Como parte do planejamento da gestão municipal estão previstas novas ações para garantir mais segurança e fluidez no trânsito que incluem: contratação de empresa especializada para pintura viária, manutenção e modernização dos semáforos em pontos estratégicos da cidade e o fortalecimento dos programas educativos.
‘Nós trabalhamos com quatro vertentes: fiscalização, engenharia, educação e transporte. Estamos junto com o prefeito Mateus, cumprindo o plano de trabalho da gestão”, ressalta o diretor.
Uma das metas para o segundo semestre é a execução do projeto Político Pedagógico (PPP), a Instalação da Escola Pública de Trânsito e o projeto Agente Mirim de Trânsito em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social.