Cinco homens foram presos na manhã desta sexta-feira (08) com quase 2 toneladas de maconha do tipo Skunk e uma pistola, em uma embarcação atracada na Orla de Manacapuru (distante 68 quilômetros em linha reta de Manaus). Os suspeitos, identificados como Alex de Oliveira Jean, 39; Fábio de Lima Souza, 34; Edson Luiz Viana Fernandes, 39; Élson Rodrigues Mota, 39; e Raimundo Nonato Abreu Ramos, 48, mantinham o material ilícito no interior da embarcação, que viria para Manaus.
Segundo o diretor do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), delegado Paulo Mavignier, que coordenou a ação policial, o grupo criminoso já estava sendo investigado há cerca de trinta dias, a partir de denúncias anônimas que informavam sobre a existência de uma embarcação carregada de material ilícito que chegaria a Manaus.
“Nós interceptamos um rebocador – uma embarcação de ferro – que vinha do município de Maraã, na calha de Japurá. Essa embarcação foi interceptada em Manacapuru e, na revista, nossos policiais encontraram, em uma freezer embaixo do porão, aproximadamente 1 tonelada e 700 quilos de maconha do tipo ‘Skunk’. Além dessa droga, foi apreendida, na cabine do comandante, uma pistola calibre ponto 40 com a numeração suprimida, além de 11 munições de diferentes calibres”, disse o delegado.
O material ilícito apreendido era trazido da cidade de La Pedreira, na Colômbia, e armazenado no município de Maraã, para então ser despachado pela organização criminosa.
Para o delegado Juan Valério, coordenador do Grupo Fera, a operação obteve êxito após, em uma das campanas nos rios, a embarcação ter sido avistada e abordada pelos policiais, com aparelhos eletrônicos que supostamente eram utilizados para a comunicação entre os criminosos , e que não deu tempo de serem descartados; além de nenhum policial sair ferido.