O Porto de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), abriu nesta sexta-feira (6) e volta a operar plenamente neste sábado (7) após ficar oito dias suspenso para manutenção. A Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) é a principal via de acesso ao município, especialmente durante o Festival Folclórico de Parintins, quando são esperados mais de 100 mil turistas na maior festa cultural do Amazonas, marcada para 27, 28 e 29 de junho.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os serviços de manutenção iniciaram em 31 de maio e seguiram o cronograma estabelecido. Enquanto ocorriam os trabalhos, uma balsa de apoio ficou à disposição da população, assegurando o embarque e desembarque de pessoas e cargas.
rante a parada técnica, dois módulos flutuantes intermediários foram substituídos. Eles são essenciais para garantir mais segurança e estabilidade às passarelas de acesso e adaptar a estrutura portuária às variações do nível de água do Rio Amazonas.
Os novos módulos, produzidos em estaleiros de Manaus, chegaram a Parintins ainda no dia 30 de maio junto com a balsa de apoio provisória. A manutenção no Porto de Parintins assegura mais conforto e segurança para usuários e embarcações.