A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa juntamente com a Coordenação do Curso de Arqueologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizaram, na última sexta-feira (05/09), uma visita a escavação arqueológica autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional – IPHAN/AM que está ocorrendo na comunidade Santa Rita da Valéria, etapa que antecede os serviços de pavimentação da Estrada da Vila Amazônia.
A secretária de Cultura, Rozenilce Santos, destacou a importância para o município acompanhar o procedimento de retirada de artefatos, pois a gestão do prefeito Mateus Assayag preza pelo valor histórico e identitário do patrimônio cultural.
“A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa tem o compromisso e a responsabilidade de preservar e salvaguardar os bens encontrados no município, assim como o curso de Arqueologia da UEA que também esteve presente e tem a oportunidade de acompanhar a pesquisa,” ressaltou.
O arqueólogo Wanderson Esquerdo Bernardo, responsável pela retirada dos artefatos, explicou que as escavações são necessárias sempre que grandes obras de infraestrutura atingem áreas com potencial arqueológico. “Preservar esses achados é fundamental porque representam a história dos povos que viveram na região. Nós estudamos o passado para poder conhecer o nosso presente e apontar para o nosso futuro”, afirmou.
A escavação integra a pesquisa arqueológica que está sendo feita pela empresa especializada Costaplan Construções, autorizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), conforme portaria publicada em diário oficial da União, no dia 15 de abril do corrente ano, que tem como apoio institucional o Museu da Amazônia – Núcleo de Arqueologia e Etnologia (MUSA – NAE).
Os artefatos encontrados serão encaminhados ao laboratório especializado para os procedimentos necessários de limpeza, inventário e catalogação e posteriormente direcionados a instituições de guarda do material para ficarem à disposição de estudantes, pesquisadores e comunidade em geral.