Ir para o conteúdo

Falso fiscal ambiental é denunciado em Parintins

Suspeito abordava empresas e pedia dinheiro sob a promessa de amenizar fiscalizações, segundo a Sedema.

Sedema apura denúncia de falso agente ambiental - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema), recebeu, na manhã desta quarta-feira (07), denúncia sobre um homem que estaria se passando por agente ambiental para visitar empresas, coagir empresários e solicitar dinheiro sob a falsa promessa de amenizar vistorias ambientais no município.

A denúncia partiu de um empresário que recebeu o suspeito em seu estabelecimento. Desconfiado da abordagem, ele entrou em contato imediatamente com a Sedema, o que contribuiu para a identificação da tentativa de golpe e para o combate a esse tipo de crime.

Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclareceu que todas as ações de fiscalização ambiental são realizadas exclusivamente por meio de procedimentos formais e com servidores devidamente identificados. O órgão reforçou que nenhum agente está autorizado a solicitar valores, vantagens ou qualquer tipo de pagamento durante fiscalizações. Abordagens fora desse padrão devem ser consideradas suspeitas.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Wescley Tavares, destacou que a fiscalização ambiental segue os princípios da legalidade e da transparência. “É importante deixar claro que a fiscalização ambiental não se resolve com dinheiro. Nenhum servidor da Sedema cobra valores, pede vantagem ou faz qualquer tipo de acordo. Todo pagamento ocorre de forma legal, por meio do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), que é destinado diretamente ao Fundo Municipal do Meio Ambiente, sem repasse a fiscais ou servidores”, afirmou.

A Prefeitura de Parintins orienta empresários e a população em geral a não realizarem pagamentos, desconfiar de abordagens irregulares e denunciar imediatamente situações semelhantes. Segundo a administração municipal, a colaboração da população é fundamental para proteger o setor produtivo e fortalecer o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente.

Em caso de dúvidas ou denúncias, os cidadãos podem comparecer à sede da Sedema, localizada na Rua Itacoatiara, s/n, bairro São Vicente, no Centro Multifuncional, ou entrar em contato pelo Disque-Denúncia: (92) 99315-3239.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes