A Prefeitura de Manaus deu início ao processo de licitação para compra de 12 ônibus elétricos, sendo 10 comuns e dois articulados, para a capital. O aviso de licitação presencial, que será realizada no dia 3 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) dessa segunda-feira, 19/12.
Em maio deste ano, o prefeito de Manaus, David Almeida, assinou um convênio com o governador Wilson Lima, no valor de R$ 36,4 milhões, para a aquisição dos 12 primeiros ônibus 100% elétricos e com zero poluentes, que serão introduzidos à frota convencional em circulação na cidade.
A iniciativa faz parte do programa de revitalização da infraestrutura viária e mobilidade urbana implantado pela gestão municipal. De acordo com Almeida, o novo convênio é apenas o pontapé inicial para resolver o problema do transporte coletivo de Manaus.
“Nós saímos na frente de todo o Brasil. Vamos dar o exemplo, pois somos a capital da floresta amazônica. Temos a maior biodiversidade, a maior preservação do mundo, e precisamos seguir evoluindo em todos os aspectos. Assim, esses ônibus são um avanço muito significativo do nosso compromisso com a nossa cidade”, enfatizou o prefeito.
Dos novos veículos, dez serão no modelo Padron, que possui 14 metros e tem capacidade para até 95 passageiros. Os outros dois serão articulados e medem 22 metros e 50 centímetros, com capacidade para até 170 passageiros.
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que os ônibus elétricos serão incorporados à frota atual de coletivos na cidade e vão fazer o itinerário nas zonas Sul, Centro-Sul e Oeste.
Meio Ambiente
Os ônibus no modelo elétrico não emitem nenhum tipo de gás ou fumaça, sendo um transporte sustentável, além de serem mais silenciosos do que os veículos à combustão. Eles têm maior vida útil do que um ônibus a diesel, a manutenção também é mais barata, além de oferecer mais conforto e segurança aos passageiros.
Fonte: Toda Hora