Em evento realizado nesta terça-feira, 25/03, em Manaus, o governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou o trabalho do secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Daniel Borges, ressaltando sua contribuição para o fortalecimento do setor primário no estado. A manutenção de Borges à frente da Sepror, mesmo após a recente reforma do secretariado estadual, reflete a confiança do governador em sua gestão.
Durante a última reestruturação do governo, diversas correntes políticas manifestaram interesse na liderança da Sepror, evidenciando a importância estratégica da pasta. Contudo, Daniel Borges foi mantido no cargo, sinalizando prestígio e reconhecimento por parte do governador.
Sob sua liderança, a Sepror tem se destacado por iniciativas que visam fortalecer a produção rural no Amazonas. Recentemente, a secretaria promoveu o 1º Encontro das Patroas do Agro, qualificando mais de 150 produtoras rurais em áreas como piscicultura e produção de biofertilizantes. Além disso, a Sepror participou da abertura da temporada de pesca do mapará, atividade que movimenta a economia local e gera renda para milhares de pescadores
Perfil
Engenheiro de Pesca formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mestre em Ciências Pesqueiras nos Trópicos, Daniel Borges possui uma trajetória sólida no setor. Servidor concursado do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), já exerceu funções como Gerente Estadual de Pesca e Aquicultura, Chefe de Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural e presidente do Idam.
Solenidade
Nesta terça-feira, o governador Wilson Lima fez a entrega de veículos, equipamentos e insumos para o setor primário. As ações envolvem investimentos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), Secretaria de Produção Rural (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
Na ocasião, a Associação Agrícola São Francisco do Caramuru e a Associação dos Moradores da Comunidade do Hollywood foram beneficiadas com fomento voltado para a aquisição de um veículo tipo Saveiro, um barco empurrador, um trator, uma grade aradora e uma lavadora de pressão. Os investimentos são frutos dos editais 002/2021 e 001/2023 do FPS. Pelo Idam, ainda foram repassados um microtrator, um quadriciclo e um motor de popa de 15 HP em crédito rural.

Na solenidade, 60 kits de casas de farinha foram destinados a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no âmbito tradicional e indígena, contempladas no edital de chamamento público, atendendo a 20 municípios do Amazonas. Outra ação foi a aquisição de 55 toneladas de alimentos de 18 produtores pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, coordenado pela Sepror.
Diversificando a produção, o Governo do Amazonas também fez a entrega de 3,9 mil mudas de citros para 130 produtoras do Ramal do Pau Rosa, zona rural de Manaus. Para pescadores, foram repassadas 21 panagens para apoiar a pesca do pirarucu de área e manejo autorizados. As redes serão repassadas para a Federação dos Manejadores e Manejadoras de Pirarucu de Mamirauá (Femapam), do município de Tefé, e para a Prefeitura de Tapauá.
Outras duas máquinas de vassoura e sacos de ráfia foram entregues pelo Programa de Doação Onerosa, bem como a destinação de duas toneladas de jerimum adquiridas pelo Programa de Assistência Familiar (PAF), ações viabilizadas pela ADS.
A ação ocorreu no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, quilômetro 2, BR174, bairro Lagoa Azul, em Manaus