Compositor e produtor musical com 20 anos de trajetória, Leonardo Pantoja avaliou os álbuns dos bois Caprichoso e Garantido para a temporada 2025. A análise, publicada nas redes sociais, repercutiu entre os fãs do Festival Folclórico de Parintins e gerou debates.
Pantoja destacou o repertório enxuto do Garantido como um acerto. “É um álbum muito bom, mais compacto, e eu acho importante ressaltar como eles foram assertivos nas escolhas dos compositores para determinadas obras”, comentou. Para ele, o resultado final tem equilíbrio e fluidez. “É perfeito como o Garantido distribuiu o repertório do seu álbum esse ano […] Ele é bem mais prazeroso de ouvir", observa.
O produtor também elogiou faixas específicas como Perrecheologia — “uma obra-prima genial”, diz. A Deusa das Águas, Artesãs Indígenas, Tacacazeiras e Décima Oitava Evolução também mereceram destaque do lado vermelho e branco.
Ainda assim, apontou falhas técnicas: “Faltou um refino melhor nos timbres que foram usados […] talvez porque quem masterizou não tem um conhecimento tão amplo sobre o que é o festival. Mas a interpretação do David está muito boa nas obras", assinala.
Sobre o álbum do Caprichoso, Pantoja foi direto: “Eu acho que é uma visão que muita gente também tem, de que o álbum do Caprichoso é um álbum pobre poeticamente”. Segundo ele, faltou subjetividade e profundidade nas letras. “A arte nasceu para ser subjetiva”, pontuou. Para ele, o álbum “entra na galeria dos que, passado o festival, a gente provavelmente vai esquecer”.
Mas há bons destaques. Pantoja aponta que Tucupi de Amor deve ser o carro-chefe do álbum e elogia Meu Bom Vaqueiro. “Tu vê a vaqueirada saltitando, é uma toada mais compassada, mais raiz”, disse. Yurupari, Êxtase Yawanawá, O Couro Vai Comer e Rei do Quilombo também são toadas que, segundo ele, chamam atenção.
A conclusão de Pantoja é clara: “Hoje, o álbum do Garantido é melhor que o álbum do Caprichoso”.
Experiência
Com mais de 300 produções musicais no currículo — entre álbuns, toadas e trilhas voltadas à cultura amazônica — Pantoja já colaborou com os dois bois. Em 2019, atuou na produção musical do Caprichoso. Já em 2022, foi diretor musical do Garantido no espetáculo “Amazônia do Povo Vermelho”, vencedor do bloco musical e do Prêmio da Música Brasileira em 2023.
Confira a análise no vídeo abaixo
❤️REVIEW DOS ÁLBUNS⭐️
— Mário Adolfo Filho (@marioadolfo) April 17, 2025
1. O produtor musical Leonardo Pantoja, com mais de 20 anos de experiência em música e com trabalhos em ambos os bumbás, fez o review dos álbuns de Garantido de Caprichoso de 2025;
2. Ele fez algumas observações, críticas, disse quais as melhores toadas de… pic.twitter.com/1JAE6pYpCv
No Intagram, Pantoja também posta vídeos a alisando toadas de modo individual e faz listas das grandes composições e artistas do Festival de Parintins.
Você pode ver todas as análises feitas pelo produtor musical, inclusive dos álbuns deste ano, em https://www.instagram.com/leonardopantoja_.
