Ir para o conteúdo

Projeto Galho Forte realiza “Operação Parintins Sem Isopor”

Material será transportado até Manaus para descarte adequado

Ação acontece neste sábado - Foto: Divulgação

A Operação Parintins Sem Isopor vai realizar, neste sábado (16/08), a retirada de até 100 toneladas de resíduos acumulados no Galpão do Boi Garantido. O material, composto principalmente por isopor, será transportado em uma balsa até Manaus para descarte adequado, em uma ação que une poder público, iniciativa privada e voluntários em prol da preservação ambiental.

Além do Garantido, o Boi Caprichoso também participará da operação, encaminhando o isopor armazenado em seu galpão para que seja incluído no transporte e tenha destinação ambientalmente correta.

A atividade é aberta à participação de voluntários e a concentração será às 8h, na Estrada do Macurany, localizada no bairro Djard Vieira, e a atividade é aberta à participação de voluntários.

A iniciativa é realizada pelo projeto Galho Forte, coordenado por Matheus Garcia, com apoio da GBR Componentes da Amazônia. O objetivo é dar um novo destino sustentável ao lixo descartado no local, promovendo conscientização ambiental e engajamento comunitário.

“O isopor é um dos grandes vilões ambientais, e essa ação é uma oportunidade de chamar atenção para a importância do descarte correto, especialmente após grandes eventos. Estamos mobilizando a sociedade para mostrar que é possível fazer diferente”, destaca Matheus Garcia, coordenador do Galho Forte e diretor de Inovação e Sustentabilidade da GBR.

A ação conta com apoio de importantes instituições, entre elas: Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Prefeitura de Parintins, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Parintins, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Sebrae Parintins, torcida Comando Garantido, Boi Caprichoso, Boi Garantido e a GBR Componentes da Amazônia, que tem sido uma das principais apoiadoras das iniciativas socioambientais do projeto.

“Os resíduos recolhidos durante a operação serão destinados de forma adequada, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e contribuir para a preservação dos espaços culturais e urbanos da cidade. Voluntários receberão EPIs e orientações no local”, informou Matheus Garcia.

A ação integra uma série de atividades promovidas pelo Galho Forte, que tem atuado em diversas regiões do Amazonas com o compromisso de unir sociedade civil, poder público e iniciativa privada em prol da preservação ambiental.

Sobre o Galho Forte

Idealizado pelo deputado federal Amom Mandel, o Galho Forte é um projeto socioambiental que atua no enfrentamento aos problemas causados pelo descarte inadequado de resíduos sólidos no Amazonas. A iniciativa promove mutirões de limpeza, ações educativas, articulação entre poder público, empresas e voluntários, além de buscar soluções sustentáveis para o lixo urbano. Desde sua criação, o Galho Forte já realizou diversas operações de impacto, promovendo cidadania, educação ambiental e protagonismo social em comunidades afetadas pelo acúmulo de lixo.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes