Ir para o conteúdo

Prosai vai transformar parques e praças em Parintins

A proposta prioriza a humanização dos espaços públicos, integrando-os à dinâmica da cidade e respeitando os elementos da identidade local

Imagem: Divulgação

O Governo do Amazonas vai fortalecer o turismo e impulsionar a economia local em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), com a transformação de parques e praças em espaços qualificados de convivência e lazer, através das obras do Programa Social e Ambiental de Saneamento e Urbanização (Prosai).

O Prosai é um programa executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Com investimento de US$ 87,5 milhões, é o maior aporte já realizado em um município do interior do Amazonas. As obras atuam de forma integrada, contemplando saneamento, habitação, urbanização e reflorestamento.

A proposta do Prosai prioriza a humanização dos espaços públicos, planejados para se integrar à dinâmica da cidade e respeitar os elementos naturais que compõem a identidade local, como a Lagoa da Francesa, o Canal dos Palmares e os cursos d’água que moldam a paisagem urbana.

De acordo com o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, os espaços públicos de Parintins, planejados no âmbito do Prosai, têm como objetivo tornar a cidade mais acolhedora, tanto para quem já vive nela quanto para os visitantes. A iniciativa fortalece o turismo ao longo de todo o ano, com destaque para a temporada de transatlânticos, o carnaval, com Carnailha e Carnaboi, eventos religiosos e, principalmente, o Festival Folclórico.

“Embora o município possua espaços públicos históricos consolidados,  o Prosai surge como um vetor de expansão e modernização dessas áreas, criando novos polos de convivência e turismo. O programa prevê a implantação e requalificação de parques urbanos, novas praças e a integração de áreas habitacionais com esses espaços, promovendo a visão privilegiada para o rio, para a Lagoa da Francesa e para outros elementos naturais da cidade”, destacou.

Ainda conforme Marcellus Campêlo, essas intervenções contribuem para descentralizar o fluxo de visitantes, estimular a circulação em diferentes áreas do município e fortalecer o comércio local, e os serviços, gerando oportunidades econômicas, e ampliando o tempo de permanência dos turistas em Parintins, durante o ano.

“Quando os visitantes percebem que Parintins é uma cidade com muitas opções, áreas de lazer e espaços de convivência, eles também se sentem acolhidos. Esse ciclo de boas percepções aponta para um modelo de sucesso que, somado ao que Parintins já oferece hoje, tem grande potencial para consolidar o município como um dos principais polos turísticos do Amazonas”, afirmou Marcellus Campêlo.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes