Com mensagens de vídeos enviadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente do partido Gleisi Hoffmann (PR), o Partido dos Trabalhadores lançou, na manhã deste domingo, 13/09, a candidatura do deputado federal José Ricardo Wendling a prefeito de Manaus e da e assistente social Marklize Siqueira (PSOL) , a vice.
Reforçada por um leque de quatro partidos de esquerda – PT, Psol, Rede e PCB –, o bloco de esquerda terá como foco um olhar para a vida e o combate à fome. De acordo com Zé Ricardo, a coligação vai estar defendendo a uma proposta para a cidade que “mude esse quadro de abandono de Manaus”.
— Nós estamos vendo aí a fome, o desemprego e a falta de perspectiva da pulação avançando em Manaus. A gente vê os dados de que, hoje, nós temos 900 mil pessoas em nossa cidade que vivem em uma situação de péssima qualidade de vida –, disse o candidato aos jornalistas que estavam no auditório da Ferreira Pena, onde a convenção foi realizada partir das 09h.
Temperatura e álcool em gel
Apesar da convenção ter sido anunciada como de forma remota, entre quase 80 candidatos a vereador, o auditório ficou lotado por militantes dos quatro partidos, lideranças comunitárias, movimentos entidades representativas das mulheres, negros, e LGBTs. Mas ninguém entrou sem antes passar pelo teste da temperatura e ensopar a mã o no álcool em gel. , indígenas
Às 09h15 o presidente municipal do PT, Waldemir Santana abriu a convenção, chamando para a mesa os presidentes PSOL, PCB, REDE, além do vereador Sassá da Construção que condenou o que ele chamou de “coxinhas” da Câmara Municipal, que se dizem de esquerda mas na hora de reunir esforços “se juntam a partidos de direita”.
Sobre a ausência do PSB e do PCdoB no blocão de esquerda, o próprio José Ricardo disse compreender as postura dos dois partidos.
— Cada partida tem as suas estratégias. O PCdoB tem uma estratégia nacional que lançou, inclusive, candidatos em outras capitais. Tivemos conversas, sim. O nosso objetivo era estar juntos nessa chapa, como PCdoB e com o PSB, mas os partidos tomaram seu encaminhamento e acharam melhor para sua estratégia decidirem seu destino – disse Zé Ricardo.
Apesar dos problemas com o áudio do ex-presidente Lula, por conta do péssimo serviço de internet, José Ricardo garantiu que conta com o apoio do ex-presidente e espera que ele venha a Manaus impulsionar a campanha.
— Lula já mandou a sua mensagem para a convenção. E espero que realmente ele possa nos ajudar. Ele é muito querido pelo povo, foi o presidente que mais ajudou o a cidade de Manaus e o estado do Amazonas. Certamente, se ele tiver condições de vir para nos ajudar diretamente será bem-vindo.