A maioria dos brasileiros afirma temer uma eventual operação militar dos EUA no Brasil. É o que mostra a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (15).
Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados disseram que têm medo de que os EUA realizem uma operação militar, semelhante à realizada na Venezuela, em território brasileiro.
Outros 40% afirmaram que não têm esse receio, enquanto 2% não souberam ou não quiseram responder.
Na mesma rodada da pesquisa, 50% dos brasileiros disseram considerar aceitável a interferência de um país estrangeiro para prender um ditador, enquanto 41% afirmaram que esse tipo de ação não é aceitável.
Já 46% declararam aprovar a operação dos EUA na Venezuela, segundo outro recorte do levantamento.
A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, em entrevistas presenciais realizadas entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Captura de Maduro
Nicolás Maduro foi deposto pelo governo Trump no dia 3 de janeiro. Ele foi preso por militares e levado aos EUA, onde deve ser julgado sob a acusação de ligação com o narcotráfico.
Quem governa agora a Venezuela é a vice de Maduro, Delcy Rodríguez, que negociou com os americanos a abertura do mercado de petróleo da Venezuela a empresas dos EUA, sob pressão de Trump. O país tem as maiores reservas de petróleo do mundo.
A permanência da estrutura do regime chavista mesmo com a deposição de Maduro frustrou as expectativas da oposição venezuelana. De início, Trump descartou que a líder opositora Maria Corina Machado, ganhadora do Nobel da Paz de 2025, possa assumir o poder.