O Serviço de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Serep) da Alfândega do Porto de Manaus, com a participação da Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) e a Polícia Federal, realizou operação de combate à comercialização ilegal de ouro que resultou na retenção de aproximadamente 60 kg de joias e pedras preciosas e de mais de R$ 40 mil em espécie.
A operação iniciou com uma investigação da Equipe de Análise de Risco do Serep, resultando na fiscalização de alguns estabelecimentos comerciais por parte da Receita Federal, juntamente com a Sefaz, na última quinta-feira (14). Durante a operação os estabelecimentos fiscalizados não apresentaram documentos de comprovação de origem ou nota fiscal de entrada das suas mercadorias, nem notas fiscais de vendas.
Além de joias de ouro, foram encontrados nos locais, pedras preciosas, diamantes, cheques, e dinheiro em espécie. A Receita Federal reteve as joias, colocando-as, posteriormente, sob custódia da Caixa Econômica Federal. Estima-se que o valor dos bens retidos ultrapasse R$ 16 milhões (dezesseis milhões de reais).
Ao verificar indícios de outros crimes, a fiscalização acionou a Polícia Federal, que compareceu ao local e apreendeu os documentos e o dinheiro encontrados, bem como conduziu para a delegacia um suspeito.