Ir para o conteúdo

RespirAR é tema de artigo científico sobre papel da fisioterapia na saúde pública

Estudo foi publicado na revista Fisioterapia Brasil


O Programa RespirAR, iniciativa do Amazonas e com reconhecimento internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi tema do artigo científico “Tratamento fisioterapêutico ortopédico: estudo transversal retrospectivo de pacientes atendidos pelo Programa +Respirar no Amazonas”. O estudo sobre o programa, coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), foi publicado na revista Fisioterapia Brasil.

“O Governo do Amazonas está comprometido em promover o bem-estar e a qualidade de vida de nossa população. Programas como o RespirAR demonstram esse compromisso e com investimentos corretos é possível alcançar bons resultados que impactam positivamente os cidadãos amazonenses”, disse o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.

O artigo, analisou retrospectivamente 46 prontuários de pacientes atendidos entre maio e dezembro de 2022. A pesquisa visou quantificar e avaliar indicadores de saúde, funcionalidade e dor desses pacientes. A maioria dos atendidos eram mulheres com histórico de hipertensão e diabetes, enfrentando problemas como lombalgia, cervicalgia e artrose.

Os tratamentos aplicados incluíram cinesioterapia e pilates, demonstrando eficácia na redução da dor e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. O estudo reforça a importância da fisioterapia não apenas na recuperação de doenças e lesões, mas também na promoção de saúde preventiva, bem-estar e reduzindo custos de saúde a longo prazo.

O RespirAR, já contabilizou mais de 387 mil atendimentos, beneficiando mais de 75 mil pessoas no Amazonas. Destes, 37.269 pacientes receberam alta após passarem por tratamentos especializados. O programa atua em 14 núcleos distribuídos por Manaus, oferecendo uma ampla gama de serviços, incluindo fisioterapia cardiorrespiratória, ortopédica e suporte de profissionais de educação física.

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes