Eu sou um cara que sonha.
Eu não sabia que iria virar sapateiro, mas eu sonhei com isso. Sonhei com o primeiro sapato e com o nome da primeira marca. Foi a partir desse sonho que nasceu a minha certeza.
Acho que antes de prosseguirmos com essa conversa, devo me apresentar. Sou o Rozenha, co-fundador da Sapatinho de Luxo, uma marca de calçados Amazonense que hoje possui mais de 60 lojas pelo Brasil e mais de 120 microfranquias. Empreender, de acordo com a definição do dicionário, significa “Ter intenção ou tomar a decisão de realizar uma tarefa, uma ação ou um empreendimento, geralmente difícil”.
Às vezes estamos empreendendo e nem sabemos. Empreendo desde criança, quando vendia picolés e depois já adolescente, quando passei a revender pilhas. Eu fazia por necessidade, precisava me manter, mas inconscientemente estava entregando soluções para as pessoas.
Quando você entende isso - que empreender vai além de abrir uma empresa - você já está dois passos a frente. Empreender é detectar problemas e necessidades, solucionando-as de uma forma que satisfaça o anseio do seu consumidor, e claro, lhe traga o retorno que você almeja.
Hoje existe uma onda de superestimar o empreendedorismo, como se quem não empreende fosse um fracassado que caiu na “roda de hamster” da sociedade. Mas... empreender é para todos?
Ora, todos são capazes de encontrar soluções para os mais variados problemas. Mas lembra que no início desta coluna eu falei em sonhos?
Qual é o seu sonho?
Nem todo mundo sonha a mesma coisa, e tá tudo bem. Nossos sonhos são diferentes, assim como nossas vivências e nossas necessidades. O que vai ditar nosso destino é o resultado da equação de todos esses fatores.
Eu sonhei em ser o maior sapateiro do país e luto por este sonho diariamente. Não me sinto no topo, mas já caminhei bastante, então se eu puder te dar um conselho é: sonhe e viva o seu sonho.