“A gente lembra e homenageia aqueles que tombaram durante a batalha”. Assim define Adson Matos, 44, irmão de Ana Valéria Matos, 51, diretora administrativa do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo que faleceu vítima da Covid-19. Além dela, outros três profissionais que trabalharam na linha de frente durante a pandemia receberam medalhas da Ordem do Mérito do Governo do Amazonas.
A cerimônia ocorreu na noite de ontem (11/12) no Teatro Amazonas, reunindo representantes dos homenageados que vieram a óbito na pandemia, mas que deixaram um legado de bravura pela sua dedicação ao Sistema Único de Saúde (SUS). O evento também agraciou outros oito nomes de chefes de Estado pertencentes às áreas de saúde e segurança.
Representando o governador Wilson Lima, Grão Mestre da Ordem do Mérito, o chefe da Casa Civil, Flávio Antony, conduziu a cerimônia com o restante dos integrantes do Conselho da Ordem, entre eles o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marco Apolo Muniz; o coronel QOPM, Fabiano Bó; e a chefe do cerimonial do Governo do Estado, Maria Nazaré de Águila.
Outra homenageada foi a diretora administrativa do SPA do São Raimundo, Ana Valéria Matos. O irmão, Adson Matos, relembra que a irmã era servidora pública da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) desde 1985 e sempre dedicou a vida pela saúde de outras pessoas. Ele considera os homenageados “grandes guerreiros”.