Ir para o conteúdo

Tadeu de Souza anuncia 6,5 mil cirurgias oftalmológicas realizadas no interior

O balanço foi feito nesta quinta-feira (09/10) durante o encerramento do mutirão de cirurgias que atendeu 300 pessoas em Lábrea

Foto: Ricardo Machado

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, anunciou que 6,5 mil cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio (carne crescida nos olhos) já foram realizadas no interior do estado. O balanço foi feito nesta quinta-feira (09/10) durante o encerramento do mutirão de cirurgias que atendeu 300 pessoas em Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus), na região do Purus.

A ação de saúde, realizada ao longo de quatro dias, é fruto de parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Lábrea, com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Abdala Fraxe, que também participou da cerimônia ao lado do vice-prefeito João Roberto, vereadores e demais lideranças da cidade.

Na ocasião, Tadeu de Souza anunciou, também, a realização de um novo mutirão para atender aos moradores de Lábrea em 2026 e reafirmou o compromisso de contribuir para que mais pessoas sejam alcançadas pela assistência especializada em saúde nos 61 municípios amazonenses.

“Estar aqui em Lábrea, vendo de perto o quanto impactamos a vida de tantas pessoas, é algo muito especial pra mim. Tenho certeza de que cada um sente hoje uma gratidão enorme pela vida, e eu me alimento dessa energia. Eu já fiz essa cirurgia, então sei o quanto ela é importante. Agradeço a Deus por viver esse momento e afirmo: voltaremos aqui para realizar um novo mutirão no ano que vem”, discursou o vice-governador.

Impacto social

Catarata e pterígio são doenças oculares que afetam, principalmente, pessoas que trabalham expostas ao sol, como agricultores e pescadores. Desde 2023, esses mutirões de saúde já foram realizados em 20 cidades do Amazonas.

“Essa é uma experiência maravilhosa que começamos há dois anos e meio, com toda a equipe médica que realiza esses mutirões conosco. Essas pessoas operadas conseguiram restabelecer a visão. Isso nos deixa muito felizes”, afirmou o deputado estadual Abdala Fraxe.

A aposentada Sebastiana Silva faz parte dessa estatística positiva após ter perdido totalmente a visão nos últimos anos. Ela fez seu relato, emocionada, durante a cerimônia na quadra poliesportiva da cidade. “Desde que foi feita a cirurgia, eu tô enxergando”, disse a idosa, sob aplausos.

A vida também melhorou para o aposentado Sebastião Falcão, que tinha dificuldade até para enxergar o próprio quarto. “Eu estava enxergando muito mal, mas agora tá nota dez. Quando me levantei da cama, já senti a melhora”, comemorou.

O vice-prefeito de Lábrea, João Roberto, ressaltou a importância da parceria entre governo, prefeitura e parlamento em benefício da população de Lábrea.

“Estamos aqui para oferecer uma melhor qualidade de vida às pessoas que haviam perdido a visão e, agora, voltam a enxergar, graças a esse trabalho junto com o deputado Abdala e o vice-governador Tadeu. Lábrea estará sempre de braços abertos para recebê-los. Hoje, só tenho uma coisa a dizer: muito obrigado”, enfatizou.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes