O site Emergiu trouxe, neste domingo, 21/01, os bastidores do que aconteceu no ano de 2013, quando a TV Globo chegou a ter os direitos de transmissão do Festival Folclórico de Parintins, mas não chegou a colocar a festa no ar.
De acordo com o site, em 22 de janeiro de 2013, os dirigentes dos bumbás Garantido Telo Pinto e do Caprichoso Márcia Baranda assinaram no auditório do Amazon River Hotel, o acordo pré-contratual de protocolo de intenções que visava negociação da possível assinatura de contrato do qual estabeleceram as regras, compromissos, obrigações e direitos relativos à captação e transmissão de imagens do Festival Folclórico de Parintins pela TV Globo.
Uma das opções de transmissão do Festival era que na sexta-feira, primeira noite de apresentação dos bumbas, o evento entraria na programação da TV Globo, após o Programa do Jô com exibição dos melhores momentos e ao vivo do segundo boi a se apresentar na arena do bumbódromo. No sábado, na segunda noite do Festival, haveria a transmissão dos melhores momentos após o programa Altas Horas e em seguida a exibição ao vivo do segundo boi a se apresentar. Domingo, última noitada de espetáculo, teria transmissão ao vivo após o Fantástico da parte final do primeiro boi, e exibição ao vivo na íntegra do segundo bumbá. Para a região norte teria transmissão ao vivo na íntegra pelo Amazon Sat e canal fechado Multishow.
A duração do contrato era de quatro anos nos termos de participação da Rede Globo de Televisão.
“Queremos uma parceria à longo prazo e espero que a gente possa comemorar muito rápido essa parceria”.Disse o Diretor Geral da Rede Globo, André Dias. Na época, ele foi pessoalmente realizar a negociação pela emissora.
Além da transmissão, a proposta oferecia reportagens especiais sobre a história e evolução dos bois, reportagens da cidade de Parintins, inserções no Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo, nos moldes que vem ocorrendo com a divulgação atual por conta da participação da Cunhã Poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira no programa Big Brother Brasil.
Na época a Rede Globo ofereceu espaço em seus principais programas de auditório para familiarizar o público brasileiro com a festa, entre eles estavam listados Domingão do Faustão, Programa do Jô, Caldeirão do Huck e temáticos como Profissão Repórter, Globo Repórter e Esquenta.
No planejamento de transmissão da Rede Globo, constava ainda 10 flashes diários e semanais que precediam o Festival Folclórico, três flashes diários nos três dias antes do evento e flashes de apuração do resultado. Sem contar com entrada ao vivo em todos os telejornais da Rede Amazônica, além de grandes reportagens, chamadas dos ensaios dos bois, e chamada para os eventos de lançamento do CD e DVD da época.
Em 26 de janeiro, logo em seguida, a TV A Crítica também fez proposta aos bois, cedendo entrevista para divulgar ao público os seus benefícios e interesses da festa.
Não deu certo
O desejo da TV Globo em ter o festival ocorre a partir de 2000, desde quando a sua afiliada, Rede Amazônica, teve os direitos de transmissão interrompidos em 1999.
Para o presidente do Boi Garantido, Telo Pinto, a proposta apresentada pela Rede Globo era considerada uma oportunidade de mídia para a festa dos bumbás.
“Temos que analisar direito porque temos que potencializar nosso aporte financeiro, tendo em vista que nós tínhamos uma boa quantidade de dinheiro investido pela Rede Bandeirantes, porém se for a Rede Globo a detentora de transmissão só temos que definir a exibição ao vivo em canal aberto para todo o Brasil, mas não descarto a negociação com outras emissoras de TV, a gente tem a intenção de receber propostas das demais emissoras”.Ressaltou democraticamente Telo Pinto.
Em 29 de abril de 2013, a Presidente do Boi Caprichoso deu entrevista ao Jornal do Amazonas falando sobre a polêmica das transmissões e a divergências entre os bois na assinatura dos contratos.
“Na realidade, nós estamos voltando ao que acontecia no passado. Não é novidade o Festival de Parintins na Globo. O próprio David Assayag quando estava no boi contrário [Garantido] esteve no Programa Domingão do Faustão e os dois bumbás se apresentaram no Criança Esperança. Durante o período da década de 1990, quando estávamos com o canal Amazon Sat, a Rede Amazônica e a Globo, os bois estouraram”.Enfatizou Márcia Baranda.
A história mostra que não houve consenso entre Caprichoso e Garantido.
A negociação com a TV Globo em 2013 não foi para frente. A Presidente do Boi Caprichoso assinou o contrato de transmissão com a TV Globo sem aporte financeiro da emissora, optando pelo fator visibilidade. O mesmo não aconteceu com o Garantido, que de forma particular fechou contrato com a TV A Crítica, que na época era afiliada da Record TV e que pagou R$ 600 mil pela assinatura do contrato.
A intenção da TV Globo era ter o festival por completo, portanto só lhe interessava assinar com Caprichoso e Garantido, juntos, desta forma, o contrato nacional perdeu validade e a transmissão do Caprichoso se tornou aberta, sendo televisionado pelo Amazon Sat e TV Tiradentes. O Boi Garantido foi televisionado pela TV A Crítica e pela Record News, braço noticiário da Record TV.
Olheiros da TV Globo voltaram a frequentar o Festival de Parintins em 2022 e 2023, os olhos atentos trouxeram o assunto ao momento atual. Isabelle Nogueira, Cunhã Poranga do Boi Garantido hoje participa do Big Brother Brasil e repercute o Festival na grade de programação global.
Os próximos capítulos desse movimento devem ser desenhados até abril.
Fonte: Emergiu