O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo em homenagem ao Festival Folclórico de Parintins. Na gravação, Lula destacou a importância cultural do evento e lamentou não poder participar presencialmente da edição deste ano.
Nos últimos dias, circulou nos bastidores a possibilidade do presidente visitar Parintins e acompanhar a última noite de apresentações dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso. No entanto, a agenda presidencial não vingou e nem foi confirmada
No vídeo, Lula afirmou que o espetáculo simboliza a força e a diversidade do Brasil. “Quando eu vejo os bois no Bumbódromo, vejo o povo brasileiro. Gente simples construindo uma obra gigante, com talento, com suor, com orgulho que não cabe no peito. É a comunidade, os artistas do bairro, o jovem que cresce dentro do boi, é a família inteira que se dedica o ano inteiro. É a Amazônia sendo levada para o mundo inteiro com uma arte que não existe em nenhum outro lugar do planeta”, disse o presidente.
O presidente ressaltou ainda a rivalidade entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido, destacando que a disputa é marcada pelo respeito mútuo entre as torcidas. "Vocês são a mais completa tradução de que uma disputa, seja no futebol, na cultura ou na política, pode ser travada sem violência e com respeito ao adversário".
Confira o vídeo:
Saiba mais: