Em carta à Organização das Nações Unidas (ONU) o governador Wilson Lima solicitou apoio à captação de recursos internacionais visando o fortalecimento do sistema de saúde nas regiões de floresta tropical durante o combate ao novo coronavírus.
Na carta, o governador pede que os esforços que estavam voltados para a proteção da floresta se voltem nesse momento para a área de saúde, para a aquisição de equipamentos, montagem de infraestrutura e contratação de pessoal.
— O necessário para atender àquelas pessoas que foram responsáveis, ao longo dos anos, pela proteção de 97% da cobertura vegetal no estado do Amazonas –, disse o governador.
Alerta ao mundo
Wilson Lima é o atual presidente da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force – sigla em inglês), que reúne 38 governadores de 10 países.
Índios indefesos
No documento, o governador pede uma ação conjunta internacional para a proteção das populações mais vulneráveis à pandemia em áreas de floresta, como o Amazonas, que abriga povos indígenas, comunidades tradicionais e ribeirinhas.
Guardiões da floresta
Lima lembrou que o GCF também vai levar essa carta aos outros organismos que são parceiros, que trabalham nessa questão da proteção ambiental.
— E aí é preciso saber onde estão aquelas pessoas que tanto defendem a floresta.
Deboche e arrogância
O prefeito Arthur Virgílio disparou um jab no fígado do presidente Jair Bolsonaro que na terça-feira, na entrada do Palácio da Alvorada, quando foi questionado sobre o recorde de mortes relacionadas ao novo coronavírus no Brasil respondeu “e daí? Sou messias mas não faço milagres”.
Deboche e arrogância 2
— Passa da hora dessas piadas. É messias, mas não faz milagre. Ninguém espera milagre dele. O que espero é um avião cheio de remédios, de EPIs, instrumentos médicos –, disse o prefeito em entrevista nesta quarta-feira, 29/4, ao Jornal da Manhã, da rede Jovem Pan.
Tragédia manauara
Manaus, juntamente com São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília, está entre as cidades brasileiras mais afetadas pela pandemia de Covid-19. Até a terça-feira, 28, foram 4.337 casos confirmados da doença.
100 enterros por dia
O número de sepultamentos na capital amazonense, que concentra o atendimento hospitalar da população infectada no Estado, há uma semana supera os cem enterros diários.
A culpa é dele
Virgílio disse que não vê outra saída para Manaus, nem para o Brasil, se não um rigoroso isolamento social.
— Aqui não funcionou por duas razões: primeiro uma certa rebeldia das pessoas e outro fator é o discurso desmobilizador do presidente.
Tolice de Trump
O prefeito tucano lembrou que até o presidente Trump recuou da sua “tolice”.
— Por eleição ou não, mas todos o seguiram –, criticou Arthur Virgílio.
Pacto de governança
Só há uma saída para resolver o colapso do sistema de saúde no Amazonas. O estabelecimento, com urgência de um pacto de governança entre os poderes para unificar forças no enfrentamento da Covid-19.
Mesma tecla
A proposta foi feita pelo deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) manhã desta quarta-feira (29).
— Faz tempo que venho defendendo que para o enfrentamento das crises que o estado vem registrando desde 2015 para cá é necessário um pacto de governança.
Entenda o que é
E o que seria isso? Um entendimento entre governador, presidente da Aleam, do TJ-AM, do TCE-AM e chefe do MP- AM e prefeito de Manaus, explicou Serafim.
— Essas seis pessoas, em torno de uma mesa, despidos de qualquer pretensão pessoal, mas visando o interesse público, sentarem e trocarem ideias da melhor maneira de como a gente vai sair desse imbróglio –, disse o líder do PSB.
Subestimou na “gripezinha”
Um dos principais porta-vozes do bolsonarismo, o apresentador Sikêra Jr. disse, após testar positivo para Covid-19, que a vida lhe deu uma “lição”. Ele pediu ainda para que o brasileiro “não subestime o coronavírus, como eu fiz, é mais sério do que eu imaginava”.
Criticava isolamento
À frente do programa “Alerta Nacional”, transmitido pela TV A Crítica, afiliada da Rede TV! em Manaus (AM), uma das cidades com maior número de casos do novo coronavírus no Brasil, Sikêra criticava com frequência o isolamento social e defendia que os brasileiros voltassem a trabalhar.
Pulmões comprometidos
Nesta quarta-feira, 29/04, o radialista Ronaldo Tiradentes divulgou em seu programa de rádio no Amazonas que Sikêra está com os dois pulmões comprometidos por causa do novo coronavírus. O jornalista ainda diz que Sikêra recebeu o diagnóstico de seus exames na terça-feira (28).
3 mil infectados...
A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no Brasil fez com que mais de 6 mil profissionais de saúde fossem infectados pelo coronavírus.
...por fata de equipamentos
A denúncia foi feita pela Associação Médica Brasileira (AMB) nesta quarta, durante uma audiência realizada pela Comissão Externa do Coronavírus.
Falta até máscaras
Máscaras do tipo N95 (86%), óculos (69%) e o capote impermeável (66%) são os equipamentos que mais faltam, de acordo com os dados da AMB.
CPI das catitas gulosas
O deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) vai a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o aumento de preços indiscriminado de produtos essenciais para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, como remédios, insumos e materiais hospitalares.
— Isso é crime contra a economia. É crime de usura e nós não podemos permitir que as pessoas se aproveitem desse momento, o mais difícil da saúde pública brasileira –, detonou Nicolau.
Licenciado
Mas isso, Nicolau se vai poder fazer quando retomar suas atividades na Assembleia Legislativa, pois está licenciado – sem remuneração –,para coordenar o Hospital de Campanha da Prefeitura de Manaus desde o dia 15 deste mês,
Adeus do campeão
A manhã desta quarta-feira (29) começou triste demais com a notícia da morte de Gerson Victalino. O ex-pivô, que fez história no basquete brasileiro nos anos 80 e início da década de 90, morreu vítima da ELA, a esclerose lateral amiotrófica. Tinha 60 anos e vivia em Belo Horizonte, onde nasceu e começou sua carreira, no Ginástico.
Oscar lamenta
A morte de Gerson pegou de surpresa um dos ídolos do astro da NBA e da seleção, Oscar Schmidt. Em sua página no Instagram, ele postou que “hoje, o mundo do esporte acordou com uma pancada. O eterno Pivô da seleção brasileira, Gerson, faleceu”.
Jogador único
Oscar comentou que ele era um jogador único; fazia uma dupla infalível com o Israel.
— E tinha uma capacidade impressionante de jogar em equipe.
Descansa em paz Gerson.
ÚLTIMA HORA
O ex-deputado federal e presidente do PTB, Roberto Jefferson, defendeu a legitimidade do poder de escolha do novo diretor-geral da Polícia Federal pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas afirmou ser “suspeita" a tentativa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de impedir a nomeação de Alexandre Ramagem para o cargo. Irritado com a decisão, Jefferson chamou o ministro de "tucano", "careca", e disse que o magistrado é um “urubu com o rabo na cerca”.
ORGULHO
Cientistas ingleses estão otimistas com a vacina contra Covid que entrou em testes em humanos no Reino Unido e acreditam que até setembro ela está liberada. Se tudo der certo, a equipe diz ser possível, com apoio do governo britânico, produzir 1 milhão de doses em cinco meses. Eles esperam ter os mesmos resultados conseguidos com macacos: seis receberam dose única da vacina, chamada ChAdOx1 nCoV-19, e não se infectaram pelo novo coronavírus mesmo sendo expostos durante 28 dias ao micro-organismo. “O macaco rhesus é o que temos mais próximo dos seres humanos”, ressaltou Vincent Munster, um dos integrantes da equipe de pesquisa, ao jornal americano The New York Times.