Ao menos 118 pessoas em situação de rua estão sendo atendidas em um abrigo provisório montado no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, na Compensa, zona Oeste, e assistidas por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura de Manaus, integradas por agentes das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e de Saúde (Semsa). No local, são oferecidas três refeições diárias aos abrigados além de higienização e acomodação, como forma de minimizar os efeitos da Covid-19, causada pelo novo coronavírus.
Os trabalhos no abrigo provisório são realizados em uma escala compartilhada pelos agentes das secretarias municipais e também do governo estadual, por meio das secretarias estaduais de Assistência Social (Seas) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), além do apoio de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) -, entre elas Vida Alegre, Mãos Amigas e Nova Aliança. A equipe da Semsa é responsável pela triagem nos populares que dão entrada no abrigo, realizando vacinação e exames, caso necessário, além de aferir a temperatura dos mesmos, garantindo a segurança sanitária no local.
Os 118 abrigados são oriundos de todas as zonas da cidade, e apesar de alguns estranharem o distanciamento social, a medida de proteção vem sendo aceita, como forma de evitar a propagação da Covid-19 pela cidade.