Ir para o conteúdo

Alvorada do Garantido reúne multidão de torcedores pelas ruas de Parintins

A Festa da Alvorada é declarada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas e marca uma das maiores tradições do Boi-bumbá Garantido

No embalo das toadas e dos gritos da multidão, o Boi-bumbá Garantido realizou, nesta quarta-feira (1º/05), a Festa da Alvorada. O evento que antecede o Festival de Parintins, realizado pelo Governo do Amazonas, faz parte da tradição do boi-bumbá vermelho e branco. Uma multidão de torcedores perrechés saiu do Curral Lindolfo Monteverde em caminhada, até o dia amanhecer, em direção à Catedral de Nossa Senhora do Carmo.

O show da Alvorada também marcou a volta da cunhã-poranga do bumbá Garantido, Isabelle Nogueira, que ganhou o terceiro lugar na final do reality show Big Brother Brasil 2024. Ovacionada, ela participou da festa, que contou, ainda, com a vibração da torcida oficial Comando Garantido, Batucada, Companhia de Dança Garantido Show, Sebastião Júnior, David Assayag, Israel Paulain e João Paulo Faria.

Para completar a festa folclórica, participaram das apresentações o pajé Adriano Paketá, a sinhazinha da fazenda Valentina Coimbra, a rainha do folclore Edilene Tavares, a porta-estandarte Lívia Cristine e dos tripas do boi, Denison Piçanã, Denildo Piçanã e Arnaldo Barbosa (Buba).

O presidente do Boi-bumbá Garantido, Fred Góes, explicou que a festa simboliza, nesse momento, o processo de reconstrução do boi vermelho e branco.

“É uma revisitação à origem do boi, quando ele saía pelas ruas de Parintins com a luz das lamparinas. Hoje, é esse grande momento, onde o Garantido vai para as ruas. A nossa Alvorada é uma das manifestações culturais mais expressivas e emblemáticas do país”, ressaltou o presidente do Garantido, Fred Góes.

O comando da Alvorada ficou na voz de Israel Paulain, apresentador do Garantido. Ele falou da sensação de levantar a galera no Curral Lindolfo Monteverde e nas ruas da Ilha Tupinambarana.

“Estamos de alma lavada por fazer uma Alvorada histórica. Essa festa é tradicional, porque aqui a gente se realiza, emociona, canta e relembra os melhores momentos do Garantido”, ressaltou o apresentador do bumbá, Israel Paulain.

Publicidade ENEVA
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes