A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspendeu, na noite desta quarta-feira (24), a medida cautelar que proibia o pouso de aeronaves com motores a reação (turbojato) no Aeroporto Júlio Belém, em Parintins. A decisão é resultado direto do cumprimento das exigências técnicas estabelecidas pelos órgãos de aviação.
“Houve muito esforço, muito diálogo, relacionamento técnico e político, investimento financeiro da Prefeitura e comprometimento da equipe”, afirmou o prefeito Mateus Assayag.
A mobilização contou com o apoio dos senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, do deputado federal Saullo Vianna, da deputada estadual Mayra Dias, além da atuação de órgãos aeronáuticos como o Cindacta IV, a COMARA e o Estado-Maior da Aeronáutica.

A liberação está condicionada ao cumprimento do cronograma de melhorias estruturais em andamento no Aeroporto Júlio Belém. A Prefeitura já iniciou o recapeamento de 600 metros da pista de pouso e decolagem, a revitalização da área de segurança e investiu em equipamentos importantes do aeródromo. A sinalização horizontal na area de intervenção também será restaurada.
Outros serviços previstos incluem a manutenção da cerca operacional, dos sistemas de balizamento noturno e dos serviços auxiliares visuais, além da construção de uma nova guarita de segurança no acesso ao aeroporto.
“Nosso compromisso é manter o aeroporto funcionando com segurança o ano todo. Já iniciamos as tratativas com a Azul Linhas Aéreas para a retomada dos voos comerciais de grande porte. Parintins merece essa conectividade aérea permanente”, concluiu Assayag