Ir para o conteúdo

Dito & Feito: BYE, BYE BRASIL – Bolsonaro já articula fuga para EUA ou Argentina

Ao contrário de Lula, que foi aconselhado a deixar o pais quando a coisa apertou, mas não aceitou a ideia pois assim estaria admitindo sua culpa, Bolsonaro vai tentar fugir do Brasil

Charge de Mário Adolfo

O que todo imagina deve acontecer nas próximos dias, ou nas próximas horas: Jair Bolsonaro  fugir do país para não encarar a cadeia.

Ao contrário de Lula, que foi aconselhado a deixar o pais quando a coisa apertou, mas não aceitou a ideia pois assim estaria admitindo sua culpa, Bolsonaro vai tentar fugir  do Brasil. Isso ficou explícito na  reunião com o núcleo duro de aliados no Congresso Nacional nesta quarta-feira (19), um dia após ser denunciado como líder da organização criminosa golpista pela Procuradoria-Geral da República (PGR), Jq1uando o imbrochável apontou EUA e Argentina como destinos para uma suposta fuga ante a iminente condenação e prisão.

O encontro aconteceu no apartamento funcional do deputado Zucco (PL-RS), líder da oposição no Congresso. Foi lá que Jair sinalizou que caso "tivesse algo", segundo informações de Igor Gadelha no portal Metrópoles, "já teria procurado asilo, por exemplo, na Argentina ou nos Estados Unidos". Na reunião com aliados, Bolsonaro divulgou uma estratégia para que seja blindado em uma provável prisão ainda neste ano.

Julgamento em 2025

O STF já sinalizou que deve finalizar o julgamento ainda em 2025 para não contaminar o cenário eleitoral em 2026, quando haverá nova disputa ao Palácio do Planalto.

Badernaço nas ruas

O principal pedido foi para que os aliados incitem a horda bolsonarista a ir às ruas, principalmente no ato marcado para 16 de março no Rio de Janeiro.

*

O ex-presidente quer concentrar a mobilização na capital fluminense para mostrar "apoio popular".

Fuga pela fronteira


Bolsonaro, mesmo sem passaporte, poderia usar países fronteiriços como rota de saída do Brasil para empreender uma fuga e escapar da prisão.

Estadia na embaixada

É bom no esquecer que em fevereiro de 2024, em meio a especulações de que seria alvo de uma operação da PF,  foi dormir na Embaixada da Hungria em Brasília, se é que conseguiu dormir.

Plano de fuga

A possibilidade de fuga de Bolsonaro foi aventada pelo próprio PGR, Paulo Gonet, na denúncia sobre o ex-presidente e 33 membros da organização golpista enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

*

Gonet aponta para o risco de fuga de Bolsonaro ao relatar ocasiões, ao longo do planejamento do golpe, em que o ex-presidente cogitou deixar o Brasil.

Tornozeleira nele!

Para impedir a fuga do imbrochável, já se admite que o ex-presidente seja obrigado a usar tornozeleira eletrônica.

O Código de Processo Penal permite que a PGR solicite ao STF o uso de tornozeleira eletrônica como medida cautelar para impedir fuga ou garantir o andamento do processo.

*

O pedido deve ser analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que já adotou medidas restritivas contra outros envolvidos na trama golpista.

Help me Trump

Além disso, Bolsonaro seguirá buscando ajuda de Donald Trump e de bilionários das big techs, como Elon Musk, do X, e Chris Pavlovski, do Rumble.

Salvem o papai

"Chanceler" do clã, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) abandonou de vez o trabalho na Câmara e voltou aos EUA na última terça-feira (18) em busca de apoio.

*

A estratégia passa por ataques diretos a Alexandre de Moraes e a propagação da narrativa nas redes de que Bolsonaro é "vítima de perseguição da Ditadura judicial brasileira".

Outro não do Xandão

O  ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) deu mais uma no olho de Jair Bolsonaro.

Ele  rejeitou, nesta quinta-feira (20/2), o pedido da defesa do ex-presidente,  em conceder um prazo de 83 dias para que os advogados respondessem à denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a tentativa de golpe de Estado.

Nada de prorrogação

Na decisão, o magistrado destacou que a solicitação carece de requisitos legais e afirmou que os defensores tiveram acesso ao processo antes mesmo da queda do sigilo.

Segundo Moraes, não há base legal para a prorrogação do prazo de 15 dias determinados pelo tribunal.

ÚLTIMA HORA

LULA DÁ LIÇÃO EM BOLSONARO  —  Presidente afirmou que não vai politizar o assunto e defendeu o amplo direito à defesa

Durante um evento diplomático com a representação de Portugal, realizado nesta quarta-feira (19), o presidente Lula (PT) falou brevemente sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite de terça-feira (18).

Em sua rápida fala, Lula deu uma lição a Bolsonaro e sua trupe sobre como se faz democracia e defendeu o direito à ampla defesa e à presunção de inocência.

– Se eles provarem que não tentaram dar um golpe e se provarem que não tentaram matar o presidente, o vice-presidente e o presidente do Superior Tribunal Eleitoral, eles ficarão livres e serão cidadãos que poderão transitar pelo Brasil inteiro [...] Todas as pessoas têm direito à presunção de inocência –, disse Lula.

*

O presidente, que declarou não vai mais comentar sobre o processo em curso na Justiça, concluiu sua fala afirmando:

—  Se, no momento em que o juiz for julgar, chegar à conclusão de que eles são culpados, eles terão que pagar pelo erro que cometeram.

ORGULHO

Cena do filme Ainda Estou Aqui na confeitaria Manon

A Confeitaria Manon, no centro do Rio, que foi palco do filme agora, é redescoberta pelo filme “Ainda Estou Aqui” e e vira ponto turístico. Duas cenas do longa  se passam ali: uma feliz, da família reunida, e outra emblemática, quando voltam ao local sem o pai, levado pela ditadura militar dos anos 1970. Fundada em 1942, a Confeitaria Manon é uma das mais tradicionais do Rio. Em 1993, foi tombada pela prefeitura pela sua história e os muitos detalhes arquitetônicos. O prédio de cinco andares, da década de 1920, está sem uso. Há uma réplica do navio português Cerpa Pinto, o piso é de mármore de Carrara, os espelhos franceses, as luminárias e o neon do salão do restaurante transportam para o Rio de antigamente. O local virou ponto turístico após o sucesso do filme e muitas vezes é preciso fazer reserva.

VERGONHA

O empresário Luciano Hang, dono da Havan e figura de destaque no bolsonarismo, demonstrou recentemente insatisfação com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Hang tem criticado, em conversas reservadas, a postura do ex-mandatário, apontando que ele prioriza os próprios interesses e os da família em detrimento de aliados políticos. Luciano Hang, que investiu R$ 1 milhão na campanha de Bolsonaro em 2022 e esteve ao seu lado em momentos decisivos, teria se queixado da ausência do ex-presidente nos últimos meses. O empresário, conhecido pelo tom enfático nas redes sociais e em eventos políticos, afirmou a interlocutores ter “dado o sangue” por Bolsonaro, mas agora se sente preterido.

A principal preocupação do empresário seria a possível candidatura de um dos filhos de Bolsonaro à Presidência em 2026. Inelegível, o ex-presidente considera lançar Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ou Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na disputa, decisão que não agrada Hang. Para ele, o melhor caminho seria um nome conservador fora do núcleo familiar, como o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que foi reeleito com 69% dos votos.

OUTRAS PALAVRAS

“UMA GAROTA SÁBIA BEIJA MAS NÃO AMA, ESCUTA MAS NÃO ACREDITA, E PARTE ANTES DE SER ABANDONADA”, Marilyn Monroe



Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes