O Governo do Amazonas divulgou nesta sexta-feira (13) o primeiro caso confirmado do novo coronavírus do estado. A confirmação ocorre após o Amazonas ter 12 casos suspeitos e oito descartados. “Esse foi detectado de forma precoce e que nesse sentido não merece o pavor da população”, anunciou secretário da Susam, Rodrigo Tobias, em coletiva ao lado de autoridades de saúde.
A Susam informou que trata-se de uma paciente do sexo feminino, 39 anos, procedente de Londres. Segundo a FVS, ela encontra-se bem. Não ficou internada e está em isolamento domiciliar. A Fundação informou que contatos dela também estão sendo monitorados.
Durante coletiva de imprensa, o Governo do Amazonas informou que a mulher chegou de Londres no dia 11 de março. No dia seguinte, ela procurou uma rede de saúde privada e a FVS a notificou como caso suspeito.
Houve investigação e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) divulgou o resultado positivo.
Na tarde desta sexta-feira, por meio das redes sociais, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, informou que será decretado Estado de Emergência na capital.
Diagnóstico no AM
Nesta semana, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) recebeu 500 kits de diagnóstico do Covid-19. Na quinta-feira (12), foi realizado o primeiro resultado de exame na unidade, com o resultado negativo. Antes do recebimento dos kits, as amostras seguiam para um laboratório no Pará.
O Ministério do Saúde ainda não incluiu o caso de Manaus no quadro nacional.