Quem trabalhou com Amazonino Mendes, ou conviveu com ele mais próximo, sabe bem o que vou escrever aqui: Amazonino era um político apaixonante. Quando fui chamado para trabalhar com ele em 1992, quando era senador e tentava retornar à Prefeitura de Manaus, a jornalista Celes Borges que já fora secretária de comunicação dele, me avisou.
— Vou logo te avisando, você vai se apaixonar pelo estilo do Amazonino de fazer política.
Dito e feito. Em suas campanhas Amazonino gostava de caminhar no meio do povo. Nos comícios, fazia um discurso arrebatador. Falando a linguagem simples e encontrando a frase certa para prender a atenção de seguidores e críticos. Como um verdadeiro encantador de serpentes. Na primeira semana descobri quer o slogan daquela campanha tinha sido um grande achado publicitário para vender a imagem do candidato – A Força que Vem do Povo.
Nos intervalos dessas caminhadas e comícios, Mazoca ( como ele mesmo gostava de ser chamado), encontrava tempo para jogar conversa fora e tomar um chope, ou um whisky. Nessa época, as conversas que varavam a madrugada quase sempre aconteciam, no Ury´s, na Avenida Torquato Tapajós. Falávamos de livros, fatos históricos, filmes e muito de música – sua paixão e também a minha – e quase nada de política. Tinha a mania de perguntar, à queima roupa, para testar meu conhecimento musical:
— De quem é esta aqui?: “Nada além; nada além que uma ilusão/ veja bem é demais para o meu coração...” – cantarolava.
— Mário Lago e Custódio Batista! – eu respondia, na bucha, E quando eu tentava dar o troco perguntando uma bem difícil lá do fundo do baú, ele também respondia de pronto.
– E de quem é essa aqui? “No rancho fundo/ Bem pra lá do fim do mundo/ Onde a dor e a saudade/ Contam coisas da cidade...”
— Ary Barroso e Lamartine Babo!
Tragédias gregas
Amazonino conhecia todas as tragédias gregas, que eu ouvia atentamente, deslumbrado com seu conhecimento.
Isso me fez ir pesquisar o assunto para também conhecer as peças que eram encenadas pelos gregos em um teatro ao ar livre.
Livros sempre
Outra paixão dele eram os livros.
Quando fui Secretário de Comunicação de sua Prefeitura (1992-1995), um de meus “joguinhos” de pensamento era tentar adivinhar que livro Amazonino traria nas mãos.
*
Sempre que viajava passava na livraria dos aeroportos e saia de lá com um livro na mão, que lia avidamente na viagem de volta.
Olhar no futuro
Em relação às suas obras, Amazonino foi um gigante. Algumas delas eu vi nascer de sua cabeça e espírito ousados. Sempre com um olhar no futuro. A criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a recuperação da BR-174; Vila Olímpica (nos padrões da Olimpíada de Seul) , urbanização da Ponta Negra.
Salvou o Teatro
São tantas que chega a ser injusto lembrar esquecer algumas delas.
Um das mais relevantes, na minha opinião, foi a restauração do Teatro Amazonas; Aliás, a salvação do tempo da arte que restava quase destruído quando ele se elegeu governador.
Elefante branco, é?
Quando ele anunciou que ia construir uma arena para o boi de Parintins, que logo foi apelidado de bumbódromo, numa referência ao sambódromo do Rio de Janeiro, muita gente torceu o nariz.
— Ih, vai construir uma elefante branco no meio da floresta!
Porta do turismo
Toda vez que batiam no governador, eu tentava abrir espaço para ele se defender no Em Tempo, o jornal em que eu trabalhava.
— Olha aí, governador, estão dizendo que o senhor está construindo um elefante branco em Parintins.
— Deixa eles falarem – respondeu – Isso aqui vai ver a porta de entrada do turismo no Amazonas. E vai calar a boca de muita gente.
História fará justiça
Certa vez, dirigindo seu carro pela Avenida do Turismo – outra de suas obras –, a caminho da Prefeitura, Amazonino olhou para mim e disse:
— Um dia a história vai fazer justiça ao Negão, não vai não?
Não deu outra.
*
Minha amiga Celes Borges estava certa. De fato, Amazonino era um homem apaixonante!
Até o fim
Sobre Amazonino, o presidente Lula postou no início da tarde a deste domingo, mensagem afirmando que que o ex-governador se dedicou à causa da vida pública até o fim.
*
— Com merecimento, seu nome seguirá sendo sinônimo do estado que governou. Minha solidariedade e meus sentimentos aos familiares. Amigos e admiradores de Amazonino – escreveu o presidente.
Lula agradeceu
O presidente disse ainda que ida que sentiu orgulho e ficou muito agradecido quando recebeu seu apoio de Amazonino no segundo turno de 2022.
Amazonino declarou seu apoio em um vídeo “ onde uma visão moderna do desenvolvimento para a Região do Brasil – escreveu Lua..
Sarafa reconhece
Adversário políptico histórico de Amazonino, com quem disputou algumas eleições, o ex-prefeito serafim Corrêa disse ao BMA que Amazonino deixa um importante legado para o Amazonas,
— Seja pela UEA, Sambódromo, sistema hospitalar e educacional , seja pela defesa do nosso estado e da nossa gente Brasil afora, ele deixa um grande legado –, disse Sarafa.
PT saudações
Anne Moura, militante petista e ex-candidata a vice-governadora na eleição de 2022, celebrou nesta sexta-feira (10) os 43 anos do PT, o maior partido de esquerda da América Latina e em um dos maiores partidos de esquerda do mundo.
Nomes históricos
O professor de jornalismo Ribamar Bessa, hoje morando no Rio, estava na fundação do PT, em Manaud
O PT foi fundado no dia 10 de fevereiro de 1980, reunindo líderes sindicais, religiosos, ativistas de esquerda e de movimentos sociais do país.
No Amazonas, participaram desse momento histórico, na Casa do Trabalhador, centro de Manaus, nomes como o médico Marcus Barros, o professor de jornalismo, Ribamar Bessa, o professor Renan Pinto, professo Manoel Galvão, professora Marilene Corrêa o médico Rogélio Casado, a professora Graça Barreto, e outros.
Resistência e liberdade
La Moura, que hoje está à frente da Secretaria Nacional de Mulheres do PT –,comentou que hoje são mais de 2 milhões de pessoas filiadas ao partido criado por Lula.
— Há 43 anos, lá estava um homem que hoje é símbolo nacional de resistência e de liberdade. Nosso presidente pela terceira vez. Não tenho palavras para descrever a importância de Lula para o PT, e do PT para Lula –, disse.
Sessão no Parlamento
Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), desde 2010, o vereador Sassá da Construção Civil, é líder da sigla na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Ele participou nesta sexta-feira (10/02) de uma solenidade na Assembleia Legislativa do Amazonas, para homenagear os 43 anos do partido.
*
A homenagem do Parlamento foi uma proposta do deputado Sinésio Campos, presidente Estadual da sigla.
Forjado na luta
Em seu discurso, Sassá disse que muitas vezes é questionado sobre como um trabalhador da construção civil conseguiu se eleger aqui em Manaus.
— Quando o Lula saiu de Pernambuco, ele não tinha família em São Paulo e ele lutou como eu lutei como sindicalista, na defesa dos trabalhadores, na defesa de vários segmentos –, lembrou Sassá.
União faz a força
Sassá disse que percebe o partido como uma grande família. Às vezes entra em conflito, mas quando é necessário se une e mostra força.
— Nós mostramos para os golpistas que somos unidos. Disseram que iam acabar o PT, mas ficamos mais fortes. Porque quem pegou o poder não sabe fazer militância. Porque quem pegou o poder trabalhou para o mal e nós trabalhamos para o bem – cutucou o vereador.
Garra de esquerda
O ex-senador João Pedro, que iniciou a carreira política no PCdoB e depois se transferiu para o PT, disse que tem a honra integrar um partido de esquerda e popular.
*
—A história registra o quão difícil é a construção de um partido classista, no País. Mas, a garra, o destemor e a vontade de servir alimentam aqueles que sedimentam o PT, dia a dia, como uma das mais fortes agremiações partidárias do Brasil –, disse João.
Caravana as Cidadania
Em 1994, João Pedro se juntou à Caravana da Cidadania de Lula, em sua passagem por Parintins.
— A Caravana teve como foco a construção de um programa de governo popular e de esquerda, a partir do olhar dos povos da Amazônia. Essa experiência foi única e mostra o diferencial do PT –, lembrou o ex-senador.
Reajuste salarial
O governo Lula trabalha para voltar a reajustar o salário mínimo acima da inflação.
Esta é uma promessa de campanha eleitoral, quando o candidato e agora presidente Lula (PT) adotou a valorização do salário mínimo como uma de suas principais bandeiras.
Sempre o Bozo
A política de aumento anual acima da inflação foi instituída em 2007, mas foi revogada por Jair Bolsonaro (PL) em seu primeiro ano de mandato, em 2019.
O projeto que recria a política de valorização do salário mínimo é o Projeto de Lei 1231/2022, do senador Paulo Paim (PT-RS).
Base de cálculo
Ele institui de forma permanente a base de cálculo defendida pelo presidente Lula, de reajustes anuais que somam o valor da inflação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), mesma base de cálculo da lei anterior.
R$ 1.341, quem sabe?
Em nota, o presidente da organização Força Sindical, Miguel Torres, defende que seja adotado o valor, ainda em 2023, de R$ 1.341, resultante do cálculo do PIB de 2021.
Habemmus técnico
Deu na ESPN, acabou a novela da busca de um técnico para a seleção brasileira.
A Confederação Brasileira de Futebol chegou a um acordo com ninguém menos que Carlo Ancelotti, o técnico multicampeão do Real Madrid e que tem passagens por diversos clubes, sendo campeão em todas as ligas da Europa, e o maior vencedor da história da Champions League.
Invocaram até Jesus
Ao que tudo indica a CBF conseguiu um final feliz na busca por um novo treinador para a Seleção Brasileira, o cargo estava vago desde 17 de janeiro quando Tite assinou a rescisão de seu contrato com a equipe canarinho. Até então, nomes como Carlo Ancelotti, Zinedine Zidane, José Mourinho, Luis Enrique e Jorge Jesus eram cotados como favoritos ao cargo.
Ancelotti vem aí
Segundo informações do portal ESPN, a Confederação Brasileira de Futebol chegou a um acordo com ninguém menos que Carlo Ancelotti, o técnico multicampeão do Real Madrid e que tem passagens por diversos clubes, sendo campeão em todas as ligas da Europa, e o maior vencedor da história da Champions League.
ÚLTIMA HORA
QUAL SERÁ O DESTINO DE BOLSONARO
Isso vai depender se ele será ou não julgado crimes cometidos durante sua gestão
O futuro político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está intrinsecamente ligado a seu futuro jurídico. Isto porque ele deverá responder e ser julgado, no Brasil, por supostos crimes cometidos durante sua gestão como chefe de Estado. É por isso que Jair ainda agoniado em resolver sua situação migratória. De fato, as acusações que pesam contra o ex-presidente são gravíssimas e extensas, tais como: abuso do poder econômico nas eleições de 2022, atos antidemocráticos e planejamento de um golpe de Estado, incitação aos atos violentos e de vandalismo em 8 de janeiro, irregularidades administrativas e charlatanismo na pandemia de covid-19, e genocídio dos povos indígenas. Com a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos, para um encontro oficial com o presidente Joe Biden nesta sexta-feira (10/02), a batata de Bolsonaro vai assar. Isto porque situação do ex-presidente fujão será tema de possíveis conversas diplomáticas e políticas que possam ocorrer entre os dois governos referentes à e Bolsonaro.
*
Para se ter uma ideia que a batata de Bolsonaro está mesmo assando, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, enviou cinco processos contra o ex-presidente. Na decisão, Cármen Lúcia argumenta que Bolsonaro não foi reeleito presidente da República e não detém mais foro privilegiado por estar sem mandato. Desta forma, não é mais competência do STF julgar os pedidos.
ORGULHO
O gol de voleio marcado por Richarlison na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar foi anunciado, nesta sexta-feira (10/2), como um dos três finalistas do Puskás, prêmio da FIFA para o gol mais bonito do mundo na temporada. O lance do brasileiro disputa o prêmio com o francês Dimitri Payet e o polonês Marcin Oleksy, que tem uma das pernas amputadas. O vencedor será anunciado na cerimônia de entrega do prêmio The Best, marcada para o dia 27 de fevereiro, em Paris. gol de Richarlison que concorre ao prêmio, foi marcado aos 27 minutos do segundo tempo, na vitória do Brasil por 2 a 0 sobre a Sérvia, na primeira rodada da Copa do Mundo do Catar. A jogada começou com o passe de Vini Jr para o atacante, que dominou a bola e girou batendo com um voleio.
VERGONHA (DE BRINCADEIRA)
Matheus Costa "se bandeou" para o lado do Flamengo e tomou esporro do pai
A rixa no futebol chega a ser tão grande, que até dá vergonha (risos). Conhecido pelas brincadeiras feitas com o pai, o influenciador Matheus Costa viralizou na internet mais uma vez. Botafoguense, assim como "Seu Zé", o jovem colocou uma camisa do Flamengo sobre o ombro. Logicamente, chamou a atenção do pai.
— Que camisa é essa, Matheus? - questionou o senhor.
— Camisa do Flamengo, vou sair com uma mulher e ela torce para o Flamengo – respondeu Matheus.
E o que uma coisa tem a ver com a outra? Você vai botar a camisa do Flamengo? Ah, não acredito nisso. Eu fico pensando o quando você é canalha. Pra sair com a menina você vai botar a p**** da camisa do Flamengo? - criticou José.
— Tenha personalidade, cara. Deixa de ser cínico. É mulher de internet? Tu vai botar essa m**** por quê? Você é Flamengo, agora? Ah, Matheus toma vergonha na cara. Para com isso ! – completou o pai de Matheus, irritado com o filho.