
Logo que Tadeu de Sousa chutou o balde, arrumou as malas, deu tchauzinho pro prefeito David Almeida e pro Avante e se mandou para o PP em busca do sonho de ser o protagonista de sua própria história, andaram espalhando que ele já teria confirmado Maria do Carmo Seffair Lins para vice.
No entanto, fontes ligadas à empresária – que preferem se manter no anonimato para não serem demitidos –, garantem que ela deu piti quando soube da boataria:
— Vice eu? Nem morta! Nem que a vaca tussa! Minha candidatura está mais segura do que papagaio no arame!
D. Madu está coberta de razão. Em nenhum lugar da história vice se deu bem. A não se bp José Sarney e Michel, e isso porque ele deu um golpe na presidente Dilma. Mas, por aqui, a maioria dos vices rachou com o titular do cargo. Manoel Ribeiro foi vice de Gilberto Mestrinho e foi trocado por Amazonino Mendes; Félix Valois foi vice de Arthur e foi colocado pra escanteio; Mário Frota foi vice de Serafim Corrêa e dois andaram se arranhando; Hissa Abrahão foi vice do Artur e pau comeu; Omar Aziz foi vice de Alfredo e um queria comer o fígado do outro; Omar foi vice de Eduardo e acabaram rachando (hoje voltaram às boas); José Melo foi vice de Omar e fez um estrago.
São por essas e outras que Maria do Carmo quer distância do cargo e vice.
Vice não elege, mas derruba
Não esqueçam que foi por causa de um cargo de vice que o prefeito David Almeida virou as costa para Omar.
David se propôs a apoiar o senador, desde que ele desse o cargo de vice para sua filhota, Ariel Almeida.
*
Como Omar fez ouvido de mercador, fingiu que mão entendeu, David tirou o time de campo e só de raiva lançou a sua própria candidatura ao governo.
Síndrome de vice
A "síndrome de vice parece uma sina.
Quase sempre não dá certo. Até porque o vice está condenado a viver à sombra do líder principal. Seus sucessos podem ser atribuídos ao líder principal, enquanto seus erros são amplificados.
Só querem venha a nós...
Em resumo, assume alta responsabilidade, mas tem menor autoridade.
É comum o coitado do vice ter a responsabilidade de gerenciar equipes, projetos e metas estratégicas.
...Vosso reino, nada!
Porém, a autoridade final para tomar grandes decisões é do chefe. Isso gera um "gap" de poder desgastante, avaliam os entendidos.
Nem embaixo, nem encima
Não é só. O vice pode sentir-se isolado, pois não faz parte da equipe de base, que está muito acima; e não é o dono da porra toda, porque está abaixo de quem manda. Logo, o coitado vive no "meio".
Jogando a toalha
Com um líder como esse na Câmara Municipal, o prefeito David Almeida nem precisa de adversário político.
Nesta quarta-feira (11 ) vereador Eduardo Alfaia (Avante) quase que confirmou a vitória de Omar na eleição a governo.
*
— Eu enxergo o senador Omar Aziz, sua candidatura ou uma eventual vitória ao governo do estado como um grande prejuízo pro estado do Amazonas (toimmmm!).
Vai fazer falta
Para completar, Alfaia lamentou que Omar deixe o Senado para se eleger governador.
— Vai causar um prejuízo significativo para nossa representação lá em Brasília.
*
Pelo raciocínio do líder do prefeito, ele pode sair da prefeitura que não vai fazer falta. Já Omar...
O besteirol pede passagem

Tata coisa para se fazer pelo país, e uma senadora Justiça da República desperdiça um mandato tentando proibir o desfila de escola de samba no carnaval.
Pois é isso que Damares Alves (Republicanos-DF ) estava fazendo ao impetrar duas ações contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a escola de samba Acadêmicos de Niterói, do Rio de Janeiro.
*
Tudo porque a escola de samba vai desfilar defendendo o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que trata sobre a história do presidente.
Vai procurar o que fazer
Ainda bem que a Justiça Federal usou do bom senso e rejeitou, nesta quarta-feira (11), mais uma pataquada de Damares.
Aliás, a senadora bolsonarista seria mais útil se continuasse vendo Jesus subindo na goiabeira.
Agora vai
Com emendas do governo federal o senador Eduardo Braga (MDB), deu o pontapé inicial para resolver o problema da encosta da comunidade Pingo D’água, principalmente da rua Topázio, que já sacrificou algumas vidas.
*
— Em parceria com a Prefeitura começamos, na comunidade Pingo D’Água a solução definitiva para um problema antigo que já tirou vidas. Com recursos que viabilizei vamos recuperar 13 encostas e garantir mais segurança às famílias de Manaus –, garantiu o senador em suas redes sociais.
Cipriano voltou
Completamente reformado, por dentro e por fora, e servindo o chope preferido do país (Brahma) além do tradicional cardápio, o Bar do Cipriano está de volta.
Esteve ausente da boemia manauara por um bom tempo desde que seu dono, o vascaíno Joaquim Cipriano, faleceu.

República do Ferrão
Fundado como uma mercearia em 1958, o Bar do Cipriano está localizado na esquina das Avenidas Ferreira Pena com a Ayrão. A junção dos dois nomes originou o codinome de “República do Ferrão”, onde a malhação de Judas (no Sábado de Aleluia) e a banda de carnaval viraram tradição.
Botequim Histórico
O famoso bar foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas em 2016.
E agora, pala alegria dos notívagos, a cidade resgata um dos mais simpáticos redutos da boemia manauara, mas desta vez com uma estrutura moderna, estilosa e num ambiente de bom gosto.
Justiça italiana concluiu a audiência sobre extradição da ex-deputada Carla Zambelli nesta quinta-feira (12). A decisão ainda será comunicada pelo Tribunal de Apelação de Roma.
Ouro sobe...
O ouro ultrapassou US$ 5.300 por onça no mês passado, enquanto a política externa agressiva do presidente Donald Trump e as ameaças tarifárias levaram investidores a buscar ativos mais seguros.
...e dólar despenca
Ao mesmo tempo, o déficit dos EUA aumentou para o que o Escritório de Orçamento do Congresso chamou de insustentáveis US$ 1,9 trilhão, cenário que mina a posição do dólar como principal moeda de reserva mundial.
Compra-se ouro
O fundador da Greenlight Capital, David Einhorn, deixou isso claro em uma recente conversa com a CNBC.
A lenda dos investimentos prevê uma mudança monumental nos ativos de reserva globais, prevendo que os bancos centrais trocarão dólares pelo metal amarelo.
*
— Os bancos centrais ao redor do mundo estão comprando ouro – disse Einhorn – Enquanto há alguns anos era principalmente títulos do Tesouro.
.
ÚLTIMA HORA
ESCOLA NÃO É QUARTEL – JUSTIÇA SUSPENDE OBRIGATORIEDADE DE CABELO RASPADO E UNIFORME EM ESCOLAS CÍVICO-MILITARES

Uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo determinando a suspensão das regras para cabelo e vestimenta nas escolas cívico-militares do estado é o mais recente capítulo de uma série de obstáculos jurídicos enfrentados por programas do gênero pelo país. Vitrine política de governadores à direita em ano eleitoral, a iniciativa esbarra em problemas semelhantes em Minas Gerais e no Paraná, com contestações que passam por questões relativas a corte e uniforme, como no caso paulista, mas também pela efetividade e custo do projeto.
A liminar concedida pela juíza Paula Narimatu de Almeida, da 13ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, suspendeu a validade dos documentos chamados Guia de Conduta e Atitude dos Alunos, Guia de Uso de Uniforme e Projeto Valores Cidadãos. A magistrada entendeu que as regras em questão podem ser discriminatórias e podem impactar sobretudo estudantes LGBTQIAPN+ e negros.
*
— Expressões culturais afrobrasileiras, como penteados tradicionais, tranças específicas ou cortes característicos da cultura, podem ser indiretamente proibidos pela exigência de ‘cores naturais’ e ‘tonalidades discretas –, escreveu a juíza, que citou o Estatuto da Igualdade Racial e a própria Constituição como razões pelas quais as restrições seriam “potencialmente inconstitucionais”.
ORGULHO

Desde 2019, a adoção de veículos elétricos vem transformando o ar que respiramos de maneira concreta e mensurável. Segundo a Fast Company Brasil, um estudo publicado na revista Lancet Planetary Health, com dados analisados entre 2019 e 2023, confirma que mesmo aumentos modestos na presença desses automóveis já resultam em redução real da poluição atmosférica, trazendo benefícios diretos à saúde pública e à qualidade de vida nas cidades. Em quase 1.700 códigos postais, os resultados mostraram que, para cada aumento de 200 veículos elétricos, houve redução de 1,1% nas emissões de dióxido de nitrogênio. Esse gás está relacionado a doenças cardíacas, problemas pulmonares e até morte prematura. Portanto, a queda registrada representa avanço concreto na saúde ambiental.
VERGONHA

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é mesmo um ser pequeno e medíocre. Ele publicou, nesta 5ª feira (12) um vídeo feito com inteligência artificial para ironizar o desfile que homenageará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Carnaval de 2026.
O material publicado por Zema tem imagens e áudio gerados por IA. O vídeo simula um desfile em um sambódromo com carros alegóricos, alas e fantasias com críticas e ironias a Lula. “E se o Lula recebesse uma homenagem sincera nesse carnaval? Seria mais ou menos assim…”, escreveu o governador de Minas na publicação. A paródia de Zema tem carros alegóricos que mostram Lula preparando picanhas, uma construção que simula a sede do Banco Master, uma ala com críticas à gestão da Petrobras e uma alegoria sobre “fraude no INSS”. O motivo de tanta virulência é um só: inveja.
OUTRAS PALAVRAS

“NÃO DÁ PARA EXPLICAR A LEI ROUANET PARA QUEM NÃO ASSIMILOU A LEI ÁUREA”, Wagner Moura