Na noite do Dia da Mulher, nesta terça-feira, 08, no restaurante Portocalle, o deputado estadual Belarmino Lins (PP), o Belão, paradoxalmente, ocupava uma mesa com mais cinco homens.
Mas não se tratava de nenhuma comemoração em homenagem ao chamado “sexo frágil, que não foge à luta”. Até porque na mesa não havia ninguém de saia. Na verdade o habilidoso político estava tratando, claro, de política.
Os homens eram lideranças do interior do estado e o rapaz de barba negra, viçosa, sentado à esquerda do pai, era o médico George Lins, candidato à uma cadeira na Assembleia Legislativa na eleição de outubro. Então, se o filho é candidato, é sinal que o pai vai tirar o time de campo, certo? Certíssimo! Aos 76 anos, Belão pendura as chuteiras e se sai da cena política, deixando o legado para seu filho George. Este mandato, que se encerra em janeiro de 2023 é, portanto, o canto do cisne de Belarmino, que está em seu 8º mandato. Isto é, 32 anos de vida política.
Arrastando o chinelo
Irmão de Átila Lins, a “raposa felpuda” da política baré, Belão entrou na política em 1991.
Sai com o trunfo de nunca ter perdido uma eleição.
— Está na hora. Daqui a pouco chego aos 80 anos e não quero sair por aí arrastando a chinela –, comentou.
Raposa Felpuda
O irmão Átila – outro campeão de mandato, entrou para a política em 1978, quando se elegeu deputado estadual pela Arena, partido da ditadura.
Depois de 1990, candidatou-se a deputado federal, e conseguiu a eleição, sendo sempre reeleito consecutivamente desde então. Está a 44 anos na política, também sem, nunca ter perdido uma eleição.
Em nome do filho
Ao Blog do Mário Adolfo Belarmino disse que mesmo fora da política vai trabalhar para eleger o filho George e reeleger o irmão Átila.
Sem ele, tô é morto!
Também promete seguir fechado com a reeleição do governador Wilson Lima.
— Sou um parlamentar municipalista. Sem o apoio do governador no interior eu tô é morto! –, disse entre risos.
I love you, mas...
Belão também confessa que sempre será grato ao senador Eduardo Braga, que sempre o apoiou.
— Gostaria muito, no entanto não posso marchar a seu lado, pois tenho compromisso com o governador Wilson Lima que sempre atendeu aos nossos pleitos no interior, onde está a nossa base política –, confirmou Lins.
Debutante
Debutante nas urnas, o médico George Lins George, estreou na política nas eleições municipais de 2020, como candidato a vice de Ricardo Nicolau (Solidariedade) na disputa pela Prefeitura de Manaus.
Mas, o calouro foi batizado com a primeira derrota!
Cantando vitória
O governador Wilson Lima se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quarta-feira (09/03).
E saiu do encontro festejando quedecidida mudança em decreto de IPI.
Agora vai!
Lima dá como certo que as mudanças no Decreto Federal 10.979/2022, que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% em todo o país.
Segundo o governador, o ato será reeditado para preservar a competitividade das indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM).
Escapamos?
Depois de destacar a participação de representantes das indústrias do Amazonas, Wilson garantiu que a reunião com Bolsonaro foi “muito produtiva”.
—Tivemos a garantia de que os produtos fabricados na ZFM, que já possuem o PPB, não sofrerão essa redução do IPI, o que garante competitividade das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus e a manutenção dos empregos –, festejou o governador.
Sexo, mentiras e videotape
O vídeo que sacudiu a semana do segundo turno das eleições de 2018 segue assombrando João Doria.
As cenas de uma orgia viraram inquérito na PF depois que o próprio Doria, ainda na campanha, pediu para apurar “difamação”.
A próxima edição da revista Crusoé vai revelar com exclusividade, em reportagem bombástica, que a apuração se virou contra o governador paulista.
Participou da “suruba”
A PF se debruçou sobre o vídeo para analisar até que ponto aquilo tudo era verdade ou se tratava de uma armação político.
Uma perícia concluiu que não há montagem, contrariando a tese do próprio governador.
Cala a boca
E tem mais. A PF agora apura o fato de uma das mulheres que aparecem na gravação ocupar um cargo de confiança no gabinete de um parlamentar tucano aliado de Doria.
O governador e pré-candidato a presidente diz ser vítima de perseguição política.
Detonou Barbosa
O polêmico ator José de Abreu usou o Twitter para xingar o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, após um comentário do magistrado sobre o ex-juiz Sergio Moro veiculado na madrugada de quarta-feira, 08.
— Put* que pariu! E a Lava Jato, seu merda? –, disparou o petista nas redes após Barbosa comentar, no programa Conversa com Bial, que o único “pecado” de Moro foi confiar em Jair Bolsonaro, entrar para esse governo.
É pau puro!
José de Abreu é declaradamente crítico do ex-ministro e atual pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos).
Usem colete
No programa, Joaquim Barbosa também disse que Moro e Lula devem ficar atentos, pois “o Brasil de hoje é muito mais violento que o de 4, 8 anos atrás".
ÚLTIMA HORA
Caetano lidera ato pela Terra na Esplanada dos Ministérios
Convocado pelo cantor e compositor Caetano Veloso, o Ato pela Terra, realizado nesta quarta-feira (9), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, reuniu artistas e representantes de movimentos sociais em protesto contra o “pacote de destruição”. O PL 6.299/2002 que amplia a margem para autorização para a inserção de novos agrotóxicos no mercado, incentivando o desmatamento e garimpo em terras indígenas.
— O país vive hoje sua maior encruzilhada ambiental desde a democratização. O desmatamento na Amazônia saiu do controle. As proteções sociais e ambientais construídas nos últimos 40 anos vêm sendo solapadas. A nossa credibilidade internacional está arrasada. O prejuízo é de todos nós –, pontuou Caetano ao entregar o manifesto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Além dos artistas, centenas de pessoas faziam protestos em frente à Esplanada dos Ministérios contra o pacote da destruição que incentiva agrotóxicos, desmatamento e garimpo em terras indígenas.
ORGULHO
A atriz Bruna Marquezine vai gravar seu primeiro filme em Hollywood. Há anos a brasileira vinha se preparando para isso, desde que deixou as novelas aqui no Brasil, em 2018, quando fez “Deus Salve o Rei” e decidiu sair da TV Globo em busca da carreira internacional. Ela conseguiu e será a protagonista feminina Penny do longa “Besouro Azul” (Blue beetle), uma adaptação da DC Comics. A informação foi divulgada pelo site “The Wrap”, especializado em cinema.
VERGONHA
Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 3 e 8 de março em todo o país mostra que a candidatura do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) à Presidência da República perdeu fôlego desde novembro, quando o seu nome foi lançado. Segundo o Paraná Pesquisas, no principal cenário, Moro tem 7,4% das intenções de voto, bem atrás dos dois líderes da corrida, o petista Luiz Inácio Lula da Silva.