Ainda tem muita gente torcendo contra, mais o presidente Luís Inácio lula da Silva chega aos 100 dias de governo com a apoio da maioria da população e do Congresso Nacional, que acreditam que até agora ele acertou na promoção da democracia. No entanto, andou derrapando na economia.
Em café da manhã com jornalistas, Lula respondeu à crítica da banda dos descontentes.
— Minha obsessão nos primeiros cem dias era retomar as políticas sociais. Agora, a obsessão será a retomada do crescimento –, admitiu o presidente.
Na verdade, o governo Lula completa cem dias na os 100 dias Na segunda-feira (10). E essa marca foi a razão do terceiro café da manhã que o presidente da República fez com jornalistas que acompanham o governo.
De acordo com Lula, a preocupação no começo do governo era retomar as políticas sociais que foram descontinuadas no governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele citou algumas: o Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida e o Mais Médicos.
— Estou satisfeito com os primeiros cem dias. Não esperava que se recolocasse o avião no ar com tanta rapidez –, afirmou. A partir de agora, segundo ele, os esforços se concentrarão em retirar o país da atual situação de estagnação econômica, alavancando o seu crescimento.
Nem da Coisa...
Orientado pelo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, Lula fez direitinho a lição de casa.
O ministro aconselhou o presidente a evitar menções aos seus dois maiores adversários na política, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e o ex-presidente Jair Bolsonaro.
... e nem do Coiso!
No café da manhã que teve nesta quinta-feira (6) com jornalistas, Lula afirmou que seguirá o conselho de Pimenta.
— O Pimenta tem me aconselhado a não falar nem da Coisa nem do Coiso –, disse Lula, provocando risadas.
Camelli indignado
O governador do Acre, Gladson Camelli (PP), requereu ao Superior Tribunal de Justiça a suspensão das investigações da Operação Ptolomeu, da Polícia federal, que não vem poupando nem seu filho, uma criança de apenas 06 anos.
*
A operação apura supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a cúpula do Governo do Acre.
Denúncia na Veja
A informação sobre os movimentos da Ptolomeu na direção do menor foi revelada pela coluna Radar, de Robson Bonin, da revista Veja, e confirmada pela reportagem do Estadão.
*
O pedido de anulação do inquérito foi apresentado à ministra Nancy Andrighi no último dia 20, onze dias depois da deflagração da terceira fase da Ptolomeu.
Mirando familiares
No bojo desta fase ostensiva das investigações, o governador do Acre não foi alvo de buscas, mas teve de entregar seu passaporte à Justiça e seu patrimônio foi bloqueado.
A Ptolomeu aponta também para familiares de Gladson Cameli.
Baixo carbono
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, defendeu nesta quinta-feira que uma segunda etapa da reestruturação do sistema tributário do país adote instrumentos que estimulem a economia de baixo carbono.
*
— Numa segunda fase da reforma tributária teremos de pensar nos mecanismos para uma transição a uma economia de baixo carbono – disse a ministra, nesta quinta-feira (6), durante o evento Brazil Investment Forum do Bradesco BBI.
Brasil no Top 10
De acordo com Marina, a pasta trabalha com a ideia de consolidar o Brasil como player em um mercado de carbono regulado, apesar dos apelos para que o país entre na modalidade como voluntário. Segundo ela, o Brasil quer estar entre os "top 10" do mundo no mercado de carbono.
Controle do desmatamento
A ministra aproveitou para adiantar que o ministério pretende lançar já em maio a retomada do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDam)
*
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu seu terceiro mandato sob a promessa de garantir que a sustentabilidade sirva como uma das bases para a tomada de decisões no governo.
O médico e o monstro
A deputada Joana Darc (União Brasil) anunciou, por meio de suas redes sociais, nesta quinta-feira (06), que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM) poderá abrir um novo processo administrativo contra o médico veterinário André Luis Sotero Vital.
*
Em fevereiro deste ano, após três anos do acontecimento, o CRMV-AM havia aplicado a pena branda de 80 dias de suspensão das atividades veterinárias e uma multa de 3 mil reais.
Matador de cães
O veterinário foi preso por participar ativamente de rinhas internacionais de Pitbull, em São Paulo, em 2019.
A função do amazonense, médico veterinário, na rinha era medicar os animais para que dessa forma eles aguentassem mais tempo os duelos.
Na maioria das vezes, as lutas resultaram na morte dos Pitbuls.
*
Além disso, ele ajudava a matar os cães e assar a carne dos animais para comercializar.
Bolsonaro mentiu de novo
Um documento oficial desmente a versão contada por Jair Bolsonaro no depoimento que prestou à Polícia Federal, na quarta-feira (6), no âmbito do inquérito das joias sauditas que foram introduzidas ilegalmente no país por membros de uma comitiva oficial e que ele tentou se apropriar.
*
Em seu relato, o ex-capitão disse ter tomado conhecimento do estojo de joias, avaliado em cerca de R$ 16,5 milhões, que havia sido apreendido pela Receita Federal no dia 26 de outubro de 2021, apenas em dezembro de 2022.
Pega na mentira
No entanto, um ofício do gabinete da Presidência da República foi enviado ao ministério de Minas e Energia apenas três dias depois da apreensão dos itens, solicitando que os objetos fossem encaminhados para que pudessem ser incorporadas ao “acervo privado do Presidente da República ou ao acervo público da Presidência da República”.
*
As joias foram retidas pela Receita durante a revista de uma mochila em poder de um assessor do então ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque.
ÚLTIMA HORA
AGORA VAI – Alckmin confirma Bosco saraiva na Suframa
Acabou a novela. O ex-deputado federal Bosco Saraiva deve mesmo assumir a superintendência da Suframa, como vinha sendo cogitado desde o mês de fevereiro.
Depois de uma reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, na tarde desta quinta-feira (6), Bosco confirmou que será nomeado nos próximos dias. O martelo foi batido após uma reunião na tarde desta quinta-feira (6) com o vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
— Estive em agenda oficial na vice-presidência. Ele me convidou para assumir a Suframa, EU aceitei E iniciamos uma reunião de trabalho imediatamente. –, disse Saraiva. Para ocupar a cadeira de superintendente, Bosco espera somente a publicação de sua nomeação no Diário Oficial da União, o que deve acontecer na próxima semana.
*
A indicação de Bosco foi um trabalho de bastidores do senador Omar Aziz (PSD) e o reforço dos empresários do Polo Industrial de Manaus (PIM). A tropa de choque de Omar atropelou o ex-deputado Zé Ricardo (PT), que também estava cotado para assumir o cargo.
ORGULHO
A tecnologia faz coisa que até Deus duvida. Um cineasta e editor de filmes inovou e usou a chamada IA (Inteligência Artificial) para imaginar como seriam selfies de Jesus Cristo, Napoleão Bonaparte e Cleópatra, se tivessem a tecnologia atual naquela época. As fotos ficaram incríveis e, claro, viralizaram na internet. O editor de filmes Duncan Thomsen, de 53 anos, vive em Londres, no Reino Unido, e usou a plataforma Midjourney para produzir fotografias de personalidades importantes da história da humanidade em poses para selfies. Duncan acredita ser o primeiro a utilizar a IA para esta finalidade e comemorou o resultado afirmando que ficaram “hilárias”.
VERGONHA
Durante a reunião Ordinária na Câmara Municipal de Belo Horizonte, ocorrida na terça-feira (4/4), a vereadora Flávia Borja (PP) fez comentários transfóbicos ao criticar o Projeto de Lei (PL) n° 162 de 2021, que prevê uma multa para estabelecimentos que discriminem pessoas com base em sua orientação sexual ou identidade de gênero. vereadora afirmou que pessoas trans não são bem-vindas na sociedade e que o PL é mais uma tentativa de impor a ideologia de gênero na capital mineira. Ela também defendeu que é injusto que um comerciante seja multado por se recusar a permitir a entrada de uma pessoa que se identifica como trans em banheiros de acordo com sua identidade de gênero e que, para ela, isso seria uma ameaça ao lugar das mulheres.