Durante a sabatina do indicado do presidente Lula (PT) à chefia do Banco Central, Gabriel Galípolo, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, o senador Omar Aziz (PSD-AM) detonou as propagandas bets e comparou à publicidade de drogas.
— É a mesma coisa que fazer propaganda de cocaína, é um vício. Destrói famílias, destrói bens, acaba com tudo –, disse.
De acordo com o senador do Amazonas, “o cara não trabalha, passa o dia jogando, no outro dia não vai trabalhar porque passou a noite toda jogando".
— Todos os influencers, todos os jogadores de futebol, todos os jornalistas, seja lá quem for, que estiver fazendo propaganda de bets, está fazendo propaganda de cocaína para as famílias brasileiras.
Tira do ar
Omar também insinuou que o governo deveria retirar as bets do ar.
O senador já havia avisado que que irá acionar a Procuradoria-Geral da República solicitando a suspensão dos sites de apostas esportivas, como as bets.
*
Aziz quer que as plataformas fiquem fora do ar até que sejam regulamentadas pelo governo federal
Não é papel do BC
Já o novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse que a regulação das bets não é papel do BC.
— A função do órgão é entender qual é o impacto disso em consumo, endividamento das família, impacto na inflação e demais desdobramentos – disse ele.
Contradição de Amom
Amom Mandel (Cidadania) que ficou em terceiro lugar na eleição para prefeito, já anunciou que vai apoiar o candidato de extrema-direita, Alberto neto (PL).
Porem o deputado está cometendo uma incoerência política.
*
Na entrevista e que anunciou o apoio, disse que começou sua vida política denunciando os fura-filas da vacina. E apoia um aliado do ex-presidente Bolsonaro negacionista da vacina contra a Covid – que matou mais de 700 mil pessoas –, e sequer enviou oxigênio para Manaus.
Perguntar não ofende
Logo em seguida Amom diz que conversou com o Capitão bolsomínion e disse que não é seu eleitor e não concorda com tudo que ele propõe.
Mas então, como apoiar um candidato em que você não acredita em nada do que ele diz?
Parintinsgate derrubou Cidade
Roberto Cidade, o candidato a prefeto do governador Wilson Lima (União Brasil), culpou a “velha política” pelo fracasso nas urnas.
Cidade ficou em quatro lugar, com 187.566 e disse que se não fossem acusações de era responsável pelo aumento do IPVA e ICMS e o “paritinsgate”, com certeza estaria no 2º turno.
Estava pronto, mas...
Cidade disse que enfrentou uma campanha dura, onde cada candidato tinha um padrinho forte. E citou um por um cada um deles.
— Participei por um processo muito difícil, contra um candidato da máquina, David; contra um candidato do atual presidente, Marcelo Ramos e contra outro candidato, que é candidato do ex-presidente, Alberto. E eu fui o candidato dessa casa.
Sem Lula, PT fracassa
O presidente Lula se reuniu nesta segunda-feira (7) com seus ministros e líderes da base no Congresso para fazer um balanço dos resultados das urnas no primeiro turno.
*
A avaliação é de que, mesmo com Lula na Presidência da República, o PT teve um desempenho frágil nas eleições municipais após não ter conseguido eleger nenhum prefeito em capitais nesta primeira rodada.
Risco de perder mais
O PT vai para o segundo turno em quatro capitais: Fortaleza, Cuiabá, Natal e Porto Alegre.
Em São Paulo, o candidato Guilherme Boulos, do Psol, apoiado por Lula, está no segundo turno.
*
No entanto, em nenhuma delas o candidato de Lula terminou a primeira rodada de votação na frente.
Madeira ilegal
A área utilizada para extração ilegal de madeira na Amazônia brasileira cresceu 19% em um ano.
Os dados são do Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira (Simex), divulgado nesta quarta-feira (9).
*
Essa área ilegal era de 106 mil hectares entre agosto de 2021 e julho de 2022 e passou a 126 mil hectares entre agosto de 2022 e julho de 2023.
Amazonas predador
No total, a Amazônia brasileira tem, de acordo com esse levantamento de uma rede de organizações de pesquisa ambiental, 366 mil hectares de florestas nativas exploradas para fins madeireiros.
*
A maior parte do avanço da fronteira predatória se concentra no sul do Amazonas, norte de Rondônia.
Essa é a região de floresta que está sob maior pressão
Olha aí a BR-319
E o que é pior, uma parcela também importante desse desmatamento ocorreu dentro de terras indígenas, especialmente a Kaxarari e a Tenharim Marmelos, ambas em zona de influência da rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho.
ÚLTIMA HORA
Lula retoma campanha no 2º Turno para salvar candidatos do PT
Depois de sinalizar aos aliados que não pretendia se envolver diretamente na disputa municipal no segundo turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desenhou uma agenda que envolve encontros com candidatos que terão apoio do Palácio do Planalto em pelo menos duas capitais, São Paulo (SP) e Fortaleza (CE). Além disso, existe ainda uma discussão sobre a possibilidade de o petista visitar outras duas capitais: Natal (RN) e Belo Horizonte (MG).
— Lula vai estar presente naquilo que é possível enquanto presidente da República –, disse o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais.
*
No entanto, a viagem do presidente à Rússia no final deste mês inviabiliza agendas com os demais candidatos.
O petista vai participar da cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã) entre os dias 21 e 23 de outubro. A viagem a Kazan acontece uma semana antes do segundo turno, marcado para 27 deste mês.
ORGULHO
Vejam que gesto bonito de uma grande ator. Johnny Depp, o astro que vive o capitão Jack Sparrow, na franquia “Piratas do Caribe”, fez a alegria de crianças que estão internadas em um hospital oncológico. O premiado ator se vestiu do personagem e surpreendeu a criançada no local.
Johnny, que está na Espanha para o Festival de Cinema de San Sebastian, arrumou um tempinho para uma visita ao Hospital Universitário de Donostia. Durante o período, o ator brincou, conversou e riu com as crianças internadas na enfermaria de Pediatria e Oncologia.
VERGONHA
Chega a irritar o discurso do ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, senador Ciro Nogueira (PP), detonando o governo do presidente Lula. Fazer oposição coerente é uma coisa, agora torcida do contra é outra. Na manhã desta quinta-feira (9) Ciro baixou o cacete no presidente Lula, que para ele não fez nada para mudar o Brasil. Esquece, o não quer lembrar, que o patrão dele, o Bolsonaro, passou 4 anos destruindo o que Lula construiu em oito anos. A economia do país está equilibrada, a inflação sob controle e a taxa de desemprego continua caindo. Isso é tão verdade que a agência de classificação de risco Moody’s elevou o rating do Brasil de Ba2 para Ba1, mantendo a perspectiva positiva. A Moody’s aponta que a atualização reflete melhorias materiais no crédito que a instituição espera que continuem à frente. Em nota, a Moody´s destacou que o país tem tido um crescimento mais robusto do que o previsto anteriormente.
OUTRAS PALAVRAS
“NÃO SEI O QUE É PIOR, SE UMA ARMA DE FOGO QUE MATA OU UMA MOTOSSERRA QUE DESMATA”, Juahrez Alves.