
No tempo das motociatas e nos passeios de jet-ski, Bolsonaro comia de tudo: frango com a mão, pastel de feira pingando de óleo, espetinho de alcatra com gordura, farofa de moela, mas agora, depois de preso, tá fazendo o maior “doce” pra traçar a quentinha da cadeia. Por não confiar na comida – talvez pela paranoia de ser envenenado –, o imbrochável bateu o pé e disse:
— Não quero! Essa comida eu não como! Só se for a comida caseira da minha mulher!
D. Michelle que estava com a agenda cheia, mas cancelou tudo e foi pra cozinha. Agora, o ex-presidente dispensou a quentinha fornecida pela PF, e passou a traçar as refeições preparadas pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
A partir desse fuzuê na hora do rango, a Polícia Federal decidiu fiscaliza todas as refeições que Jair receber enquanto estiver preso na Superintendência da PF em Brasília. A medida foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, após pedido da defesa, já que Bolsonaro recusou as refeições servidas pela corporação e optou por consumir apenas alimentos preparados por familiares ou auxiliares.
Abre a marmita aí
Na decisão, Moraes determinou que a entrega seja feita exclusivamente por pessoa previamente cadastrada pela defesa e dentro do horário estabelecido pela PF, que deverá “fiscalizar e registrar o que for entregue”.
*
A medida busca garantir a integridade do ex-presidente e a segurança do local de detenção.
E se ele passar mal?
A entrega diária de refeições, no entanto, começou a incomodar a corporação.
Há uma avaliação de que não tem como garantir a procedência e qualidade dos alimentos.
*
E, se o ex-presidente por ventura passar mal, a responsabilidade recairá sobre a PF, que o mantém sob custódia.

Cardápio tem milho
No cardápio, estão alimentos como arroz branco soltinho, frango grelhado em tiras, omelete cortada em quadrados firmes e milho cozido em espigas. Tudo é montado com pouca gordura, como pedem as recomendações médicas.
Omar exige Ministério
Durante a sessão do Senado desta quarta-feira (26), o senador Omar Aziz (PSD) declarou ser favorável à criação do Ministério da Segurança Pública.
*
Hoje, o Brasil conta com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), no âmbito do Executivo Federal, responsável por aplicar as leis e zelar pela ordem pública.
O equívoco de Lula e Bolsonaro
Para Omar, o poder dentro do Ministério da Justiça é uma coisa. Já o Ministério da Segurança Pública trataria de políticas de segurança pública de Estado.
— A ausência de um ministério específico foram equívocos dos últimos governos, tanto de Lula (PT) quanto de Bolsonaro (PL) –, cutucou ele, em Plenário.
Transparência na tarifa
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) entro com representação no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), cobrando transparência e a divulgação dos estudos técnicos que justificaram o reajuste da tarifa de ônibus em Manaus.
*
— A população não pode pagar mais caro sem transparência. O reajuste precisa ser explicado com dados e debatido com a sociedade –, d etyono o parlamentar.
TCE cumpre papel
O míssil disparado por Wilker deu certo. A cobrança resultou em uma decisão que obriga a Prefeitura e o IMMU a publicar, em até 30 dias, todas as planilhas, cálculos, indicadores e documentos usados para aumentar a passagem para R$ 5,00.
*
— O TCE cumpriu seu papel, e se a Prefeitura não apresentar as informações ou esconder algo, tomarei todas as medidas legais necessárias –, afirmou.
Bispo barra vigília...
Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) discutiram com um padre na noite desta terça-feira depois que o religioso barrou a entrada do grupo na Igreja São Francisco de Paula, no Centro da capital paranaense, para um encontro de reza em apoio ao ex-presidente.
...Bolsonarista na igreja
Horas antes, o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, havia proibido vigílias de cunho político em templos católicos da região.
Os bolsonaristas rezaram do lado de fora, diante das grades da paróquia, em manifestação contra a prisão do político de direita sob acusação de participar da trama golpista.
Lição de democracia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quarta-feira (26), que o Brasil “deu uma lição de democracia ao mundo” com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e de militares que tramaram um golpe de Estado no Brasil.
*
— Eu estou feliz. Não pela prisão de ninguém, estou feliz porque esse país demonstrou que está maduro para exercer a democracia na sua mais alta plenitude –, disse.
ÚLTIMA HORA
PESQUISA CNT – Lula dispara em todos os cenários depois da prisão de Bolsonaro

A pesquisa CNT (Confederação Nacional dos Transportes)/MDA, divulgada nesta terça-feira (25), pela revista Veja, é a primeira sobre a sucessão presidencial em que parte das entrevistas foi feita depois da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada no último sábado, 22, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Nos oito cenários de segundo turno para a corrida ao Palácio do Planalto no próximo ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve a vantagem: a maior é contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), e a menor, contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O levantamento é feito em meio à indefinição sobre qual será o candidato que Bolsonaro, detido em uma sala especial na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, apoiará contra Lula. A pesquisa entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 19 e 23 de novembro — Bolsonaro foi preso na manhã do dia 22. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
*
Veja os resultados:
Cenário 1: Lula x Jair Bolsonaro
Lula (PT): 49,2%
Jair Bolsonaro (PL): 36,9%
Branco/nulo: 12,5%
Indeciso: 1,4%
Cenário 2: Lula x Tarcísio de Freitas
Lula (PT): 45,7%
Tarcísio de de Freitas (Republicanos): 39,1%
Branco/nulo: 12,5%
Indeciso: 2,7%
ORGULHO

A obra mais cara de Frida Kahlo alcançou US$ 54,7 milhões (20/11) em um leilão da Sotheby’s, em Londres, segundo a Forbes e o g1. Esse valor supera o recorde anterior da artista e redefine sua presença no mercado de arte internacional. O quadro, produzido em 1940, marca um período de transformação pessoal e estilística para a pintora. A obra mais cara de Frida Kahlo mostra a artista deitada em uma cama colonial, envolta em uma colcha dourada com trepadeiras, enquanto um esqueleto com dinamite repousa acima dela.
A descrição detalhada, fornecida pela Sotheby’s, reforça a carga psicológica e o simbolismo que caracterizam esse autorretrato. Além disso, a pintura ficou fora de exibição publica desde o final dos anos 1990.
VERGONHA

Um drone da TV Globo captou imagens de Bolsonaro e Nikolas Ferreira (PL-MG) conversando na área externa da casa onde o ex-presidente cumpria prisão domiciliar preventiva. Nas imagens, o deputado aparece manuseando um celular, prática vetada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes nas regras estabelecidas para visitas ao capitão reformado. A defesa de Bolsonaro foi notificada nesta quarta-feira (26/11) a explicar, no prazo de 24 horas, como o aparelho entrou na residência e foi usado por Nikolas, “apesar da expressa proibição judicial”.
O deputado ficou nervosinho e classificou como “patético” o despacho do ministro. Eles é que se enganam , achando que Xandão é bobo e dorme de touca.
OUTRAS PALAVRAS

“ACHO QUE UMA DAS PIORES COISAS QUE ME ACONTECEU FOI, SABE, MEU ROMPIMENTO VOLUNTÁRIO COM MEU PAI. E A MELHOR COISA QUE ME ACONTECEU FOI QUANDO EU VI A LUZ E PERCEBI QUE PRECISAVA AMÁ-LO DE UMA FORMA QUE ELE PUDESSE ME AMAR DE VOLTA", Steven Spielberg