Governo sério, democrático e comprometido com a ciência é outra história.
Nesta quarta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resgatou, entre outros, dois cientistas do Amazonas para conceder a Ordem Nacional do Mérito Científico,– deixando para trás um passado de negacionismo e obscurantismo. Em meio a uma série de personalidades da ciência, foram condecorados a médica sanitarista Adele Benzaken e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, que tiveram a honraria revogada em 2021 pelo então presidente Jair Bolsonaro, só porque bateram de frente com a política negacionista de Jair no período da pandemia. A honraria foi entregue pelo presidente Lula, em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (12).
De forma corajosa e para orgulho da raça, Marcus Lacerda foi responsável por liderar o primeiro estudo do mundo que descartava a cloroquina como tratamento contra a Covid-19. Já a atual diretora da Fiocruz, Adele Schwartz Benzaken, ex-diretora do Departamento de HIV/Aids do Ministério da Saúde foi demitida em 2019, na gestão de Jair Bolsonaro, após a publicação de uma cartilha sobre prevenção de doenças destinada a homens trans. Ela também teve a honraria cancelada pela truculência do governo anterior. Felizmente, sob Lula, a Ciência voltou!
Solidariedade
Também foram agraciados outros 21 cientistas que, em solidariedade aos dois colegas, haviam renunciado à indicação do desgoverno passado.
“Fodástico” se condecorou
Na ocasião o ex-presidente condecorou a si mesmo e ao ex-ministro da Economia Paulo Guedes com a honraria, criada para reconhecer personalidades brasileiras e estrangeiras por contribuições para o desenvolvimento da ciência no Brasil.
Chega de obscurantismo
Bem diferente de seu antecessor, Lula disse durante a cerimônia que o real significado desse resgate vai muito além de atos formais.
— Estamos reunidos aqui, hoje, para dizermos em alto e bom som: chega de obscurantismo! Basta de negacionismo!
Cientistas na fogueira
Numa estocada no governo anterior, Lula disse que é precisa dar um basta ao discurso de ódio e às perseguições:
— Chega de jogar cientistas às fogueiras! Não mais aquelas da Idade Média, mas as que a mentira e o discurso do ódio acenderam na internet em grupos radicais na nossa sociedade –, disse o presidente.
Arte do encontro
Em seu agradecimento, Adele Benzaken fez um discurso emocionante, onde destacou que “a vida é arte do encontro”, como disse Vinícius de Moraes.
— Esta cerimônia, mais que encontrar com o prêmio que me tinha sido sonegado é de reencontro que quero falar. Reencontro com o País plural que estava sendo destruído por políticas reacionárias e facistóides.
Gratidão eterna
A cientista também enalteceu o “reencontro” com o Presidente Lula e “todas as utopias que por vários anos ele nos ensinou a sonhar”.
— A ele, aos representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Ministério de Ciências e Tecnologia ), minha gratidão eterna!...
Infame, inominável, inelegível!”
Ela também dedicou o prêmio aos seus companheiros.
— A eles que, solidariamente, se recusaram a receber a Medalha da Ordem do Mérito Científico das mãos do infame inominável (e agora) inelegível
Racha no quartel
Depois de viverem uma temporada eleitoreira entre beijos e abraços, idolatrando o “mito” inelegível, capitão Jair, o coronel Menezes e o Capitão Alberto agora vivem às turras.
Menezes – que não decolou na garupa da motociata de Bolsonaro, imagine agora – chamou o deputado federal de “moleque e duas caras”.
*
— Político tem que ter palavra, mas não cumpriu o acordo feito lá em 2022. O que diferencia os homens dos moleques é quando faz um acordo e mantêm a palavra.
Duas caras
Coronel Menezes está furioso, porque Alberto Neto apunhalou pelas costas a Zona Franca de Manaus.
E isso, claro, vai ter troco do eleitor nas urnas, prejudicando a já moribunda ala bolsonarista no Amazonas.
*
— Tem pessoas com duas caras. Nos bastidores são amiguinhos, nas mídias sociais não cumprem acordos e mentem. Acho que a nossa democracia está com o rombo no casco muito grande –, cutucou o compadre de Bolsonaro.
Al mare
O deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, foi flagrado desfrutando de um período de descanso a bordo do cruzeiro promovido pelo cantor Wesley Safadão nos Estados Unidos.
*
O navio partiu de Port Canaveral, na Flórida, na segunda-feira (10), com destino à “Ilha do Safadão” nas Bahamas. A jornada chegará ao fim na quinta-feira (13).
Ilha privada
O cruzeiro Safadão parte da Flórida, nos Estados Unidos, e segue em direção a uma ilha privativa do cantor no Caribe.
Não é para menos, Safadão tens um dos cachês mais altos do país. Algo em torno de R$ 500 mil por show.
Deu ruim pro Belo
Após 22 anos de disputa judicial, Belo quitou a dívida que possuía com Denilson, de acordo com informações do colunista Leo Dias, na noite desta terça-feira (11). O montante ultrapassou os R$7 milhões e foi pago nesta semana.
*
Recentemente, a história entre Belo e Denilson voltou à tona quando o ex-jogador solicitou à Justiça que o prêmio que Belo receberia na competição Dança dos Famosos 2023 fosse bloqueado.
Soweto, o estopim
A briga entre Denilson e Belo persiste há mais de 20 anos.
O ex-jogador gerenciava a banda de pagode Soweto, na qual o cantor era o líder, mas a parceria foi rompida em 2000, quando Belo decidiu seguir carreira solo.
*
Denilson processou o cantor por quebra de contrato e, em 2004, Belo foi condenado a pagar uma indenização ao ex-jogador.
É muita tramoia
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, utilizou sua conta no Twitter nesta quarta-feira (12) para comentar o depoimento de Jair Bolsonaro à Polícia Federal.
*
Em seu tuíte, Hoffmann acusou Bolsonaro de responder a mais de 400 processos na Justiça e afirmou que "é muita tramoia, não vai ter como escapar".
ÚLTIMA HORA
GENIAL/QUAEST – Aprovação de Lula e Haddad cresce aos olhos do mercado financeiro
A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada pela CNN na manhã desta quarta-feira (12), mostrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estão bem vistos. Neste estudo, 47% do mercado financeiro brasileiro aparece aprovando a política econômica de Lula, afirmando que está caminhando na direção correta, enquanto 53% avaliam que ela está sendo guiada de maneira errada.
O cenário mudou, por que em maio apenas 10% dos entrevistados acreditavam que a condução estava no caminho certo, enquanto 90% achavam o contrário. Para esta pergunta, foram entrevistados 94 gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão das maiores casas de investimento de São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 6 e 10 de julho.
*
Mesmo que a maioria ainda ache que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Lula, estejam indo por um caminho errado na economia, a pesquisa mostrou que a mesma porcentagem – 53% – dos entrevistados acreditam que a economia vai melhorar nos próximos 12 meses. 21% acham que a situação ficará pior e 26% afirmam que o cenário se manterá do mesmo jeito. Em maio, apenas 13% dos participantes do mercado acreditavam que o futuro seria melhor e 61% eram pessimistas sobre os próximos meses.
Orgulho
Apesar das críticas na mídia, João Marcelo Bôscoli, de 53 anos, filho da cantora Elis Regina, apoia o comercial da Volkswagen, que deu vida à artista com ajuda de Inteligência Artificial (IA). O assunto foi super comentado e alvo de ações contrárias à “volta” de Elis que, na campanha publicitária, faz um dueto com a filha, Maria Rita. Queixas de consumidores fizeram o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abrir uma representação ética contra o comercial que relembra os 70 anos da montadora no Brasil. O produtor musical e empresário João Marcelo, nas redes sociais, encerrou a controvérsia. O comercial é de arrepiar. Elis Regina e Maria Rita juntas O anúncio comercial proporcionou o encontro entre a filha e a mãe.
Nele, Elis Regina e Maria Rita aparecem dirigindo uma Kombi antiga e uma Kombi nova cantando “Como nossos pais” cuja letra é uma crítica à repressão política e menciona o conflito de gerações, numa ode ao amor.
Para ele, saber que Elis é admirada é uma alegria.
— Eu adoro (o comercial) , afirmou João Marcelo.
— A história merece ser contada! Não apenas da Elis, mas de grandes artistas da música mundial”.
Vergonha
Mais uma criança foi morta após ser baleada a caminho da escola nas proximidades do condomínio Minha Casa, Minha Vida, localizado na Estrada do Bosque Fundo, em Inoã, Maricá, na Região Metropolitana do Rio, na manhã desta quarta-feira (12). De acordo com a Polícia Militar, houve confronto com criminosos no local. Segundo informações, a criança de 10 anos estava indo pra escola por volta das 7h da manhã e recebeu uma bala perdida, pois traficantes estavam no meio de um intenso tiroteio no meio do fogo cruzado entre o confronto entre criminosos e a Polícia Militar, que estava fazendo um patrulhamento de rotina.