E ex-ministra e hoje senadora Damares Alves jurou que viu Jesus Cristo subindo na goiabeira. Mas, se isso não foi um delírio, Jesus deve mesmo ter subido na goiabeira por medo de Damares, porque ela é, de fato, uma mulher muito má.
Acredite, isso não é exagero e muito menos um discurso político. Em 6 de julho de 2020, Damares Alves, que exercia o cargo de ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, pediu ao então presidente Jair Bolsonaro (PL) que não enviasse aos indígenas, que padeciam pela pandemia da covid-19, leitos de UTI, água potável, materiais de limpeza e higiene pessoal, ventiladores pulmonares e materiais informativos sobre a doença. Bolsonaro atendeu a esse absurdo e vetou o envio de ajuda para socorrer os índios.
O pedido está numa nota técnica assinada por Esequiel Roque, que era secretário adjunto da Igualdade Racial, secretaria subordinada ao ministério de Damares. O documento foi revelado na época pelo deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), que o conseguiu via requerimento de informação. A ministra alegava que os povos indígenas não haviam sido "consultados pelo Congresso Nacional". Em seu pedido, Damares alega: "Mesmo cientes da situação de excepcionalidade vivida pelo país e da celeridade em aprovar projetos de lei que beneficiem e protejam os povos tradicionais, os povos indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais, eles não foram consultados pelo Congresso Nacional". Imediatamente, Bolsonaro acatou a determinação de sua ministra.
STF obrigou
Dois dias depois, em 8 de julho, Luis Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal adotasse medidas para conter o avanço da pandemia entre os indígenas.
A determinação de Barroso foi confirmada pelo plenário do STF um mês depois.
*
Em agosto, o Congresso Nacional derrubou o veto de Bolsonaro e referendou a ordem da Corte.
Gargamel e Cruela
Não foi à toa que deputados federais do PT protocolaram uma representação contra o ex-presidente Bolsonaro e Damares Alves, por suspeita de crime de genocídio contra os povos Yanomami.
Omissão dolosa
Para os parlamentares, houve "ação" ou "omissão dolosa" do ex-presidente, da ex-ministra e dos ex-presidentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) – aos quais a representação também se estendeu – diante da destruição das áreas dos indígenas a partir de garimpo
PSOL pede cassação
Já o Psol enviou uma representação ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pedindo a cassação da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) por suposta relação com a crise humanitária na Terra Indígena Yanomami decretada pelo governo federal.
Política etnocida
Segundo o documento, a senadora e ex-ministra de Jair Bolsonaro realizou “práticas incompatíveis com o exercício do mandato parlamentar” e “utilizou a máquina pública como um instrumento para uma política etnocida e racista contra os Povos Indígenas
Brilha Amazonas
Governo do Estado (leia-se Amazonastur), lançou o Programa “Brilha Amazonas”. O projeto vai distribuir 253 kits de painéis solares para comunidades que têm o turismo como fonte de renda, gerando energia limpa.
Luz de sobra
Ao assinar o termo de credenciamento dos interessados, nesta quinta-feira (16), no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 km de Manaus), , o governador Wilson Lima, disse que estava tirando o gerador de energia elétrica, que consome combustível.
*
— A placa solar é uma fonte de energia renovável. Nós precisamos apenas da luz solar que a gente tem no Amazonas de sobra -, avaliou o governador.
CPI das Águas
A Câmara Municipal de Manaus bateu o martelo.
A CPI das Águas, que vai cutucar a políticas de preços e tarifas da companhia acontece dentro de uma semana. Isto é, logo depois de passar bloco da Quarta-Feira de Cinzas.
Dilma no Brics
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (16), que, se “depender dele”, a ex-presidente Dilma Rousseff será presidente do banco do Brics — grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
*
A declaração foi dada durante uma entrevista exclusiva à âncora da CNN, Daniela Lima, nesta manhã, em Brasília.
— Se depender de mim, ela vai ser presidente do banco do Brics. A Dilma é uma figura extraordinária.
Figura extraordinária
Lula comentou ainda que, se ele não tivesse sido presidente e, sim, ministro político da Dilma, “não teria acontecido o que aconteceu”.
— Acho que faltou um pouco de conversa, de paciência, mas ela é uma mulher extraordinária, digna de muito respeito, e o PT adora ela –, afirmou o presidente.
“Bolsonaro é burro”
Que diz isso é Maria Christina Mendes Caldeira, ex-esposa de Valdemar Costa Neto, presidente do PL.
Ela revelou que o ex-marido considerava o correligionário e ex-presidente partido do ex-presidente Jair Bolsonaro burro. Para a socialite, Valdemar não é político, mas sim um homem de negócios.
*
— O Valdemar sempre disse que o Bolsonaro é burro e do baixo clero. Mas ele fez uma conta política. Hoje está liderando esses malucos da extrema direita.
5 mulheres com TPM
Porém, Cristina Caldeira disse que não sabe por quanto tempo a aliança entre o ex-marido e Bolsonaro continuará:
— Eu não sei quanto tempo [Valdemar] vai aguentar esse arranjo. Afinal, o Bolsonaro equivale a umas cinco mulheres com TPM ao mesmo tempo –, comparou.
ÚLTIMA HORA
NO UATUMÃ – Governador participa da soltura de 20 mil quelônios
O governador Wilson Lima participou da soltura de 20 mil filhotes de tartarugas, tracajás e iaçás, na comunidade da Enseada, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã (a 247 km de Manaus).
A soltura de quelônios nesta quinta-feira (16/02) foi a maior de 2023. A Unidade de Conservação é gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A soltura é resultado do monitoramento de quelônios realizado no lago Jarauacá, pela comunidade da Enseada. De outubro até novembro, os comunitários se mobilizam para percorrer áreas de praias, campinas e barrancos ao redor do lago, onde as fêmeas depositam seus ovos durante a descida das águas. Ao longo do ano, mais de 46,3 mil filhotes devem voltar para a natureza na RDS. A ação tem apoio da Sema e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do Ministério do Meio Ambiente.
*
— Essa é uma conscientização ambiental passada de geração em geração. Ninguém preserva melhor do que o caboclo que mora e depende da floresta. E primeiro, a gente tem que preservar cidadãos e dar condições de sobrevivência para essas pessoas. Essa é uma responsabilidade que carrego enquanto governador –, destacou o governador.
ORGULHO
Case, uma pastora alemã de 7 anos, é uma cadela heroína. Na tragédia de Brumadinho (MG), a cachorrinha salvou muitas vidas. Agora, enviada à Turquia para trabalhar no resgate de pessoas soterradas pelo terremoto, Case salvou quatro pessoas em meio aos escombros. O resgate das vítimas foi feito na última terça-feira (14), na cidade de Kahramanmaras, quando Case sinalizou a possível presença de soterrados. Case chegou na Turquia na última sexta-feira (10), integrando uma equipe de seis militares capixabas que atuaram, também, na tragédia de Mariana (2015), Brumadinho (2019), e Itabuna (2021). O grupo de seis militares estava trabalhando nesta terça, 14, no que restou de um prédio de nove andares na cidade de Kahramanmaras, quando a cadela Case, com a sua experiência em busca de vítimas como do caso de Brumadinho, sinalizou a possível presença de soterrados na missão na Turquia.
VERGONHA
O terrorista bolsonarista, Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, de 46 anos, vai continua preso, e já tem muito bolsomínion criticando a postura do ministro Alexandre de Moraes, do STF, dizendo que ele está está exagerando. Não está. Vejam o que o golpista disse nos vídeos.
— Eu vou dar um recado para a esquerda brasileira, principalmente pro Lula: ô desgraçado, põe o pé na rua, que nós vamos te mostrar o que nós vamos fazer com você – disse.
Ivan também estendeu o tom aos ministros do STF e disse que ia “pendurar” os magistrados de “cabeça para baixo”.
— Se eu fosse você, Barroso, Fux, Fachin, Moraes, Lewandowski, Mendes, eu ficava nos Estados Unidos, em Portugal, na Europa, na p*** q** t* p****. Até vocês duas, v*****, Cármen Lúcia e Rosa Weber. Sumam do Brasil. Nós vamos pendurar vocês de cabeça pra baixo. Vocês são vendidos – completou.
Se deixar um homem desses solto será uma vergonha e um perigo.